Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Professor ensina história através do filme Boa Noite, Boa Sorte

Professor ensina história através do filme Boa Noite, Boa Sorte

Olá, estudantes!

Está cansado do mesmo modo de ensinar nas aulas de história? Então vai gostar desta dica. Você pode aprender história e atualidades através de filmes do cinema. Isso é possível através do CINEstoria.

O CINEstoria é um programa em vídeo feito pelo professor Orlando Stiebler que, com sua didática leve e divertida, transforma o cinema em sala de aula e vice-versa. A partir de um título das telonas, ele traça o panorama histórico e os fatos verdadeiros e falsos sobre o tema da semana. E ainda, no final, faz um link com o contexto atual.

O programa é lançado toda quinta, as 19h, no Youtube.  Esta semana o CINEStoria analisa o filme Boa Noite, Boa Sorte, dirigido por George Clooney e fala sobre a época do macartismo, que foi uma campanha de perseguição aos comunistas nos Estados Unidos na década de 50.

Aproveite para aprender história de um jeito diferente e muito mais divertido.

Conteúdo da aula de história

Com o fim da II Guerra Mundial, em 1945, dois países prevaleceram como potências econômicas e bélicas: os Estados Unidos da América, representando o sistema capitalista; e a Rússia, representando o comunismo. A partir de então, teve início um conflito mundialmente conhecido como Guerra Fria (1945 -1989).

A Guerra Fria consistiu na bipolarização mundial entre os países que representavam o bloco capitalista e os que representavam o bloco comunista. Esses dois blocos foram protagonistas de uma guerra ideológica, baseada na propaganda. Durante essa guerra, o mundo viveu intensas ameaças nucleares e constantes corridas armamentistas.

Na década de 1950, houve nos Estados Unidos da América uma política intensa anticomunista. O senador norte-americano Joseph McCarthy  de Wisconsin instituiu uma campanha de perseguição aos comunistas em território estadunidense que ficou conhecida como macartismo. McCarthy afirmava que nos Estados Unidos estariam milhares de comunistas infiltrados, agentes soviéticos agindo como espiões, articulando algum movimento contra o país. O senador, reivindicando o patriotismo, solicitava em forma de apelo para que a sociedade estadunidense delatasse os comunistas.

No ano de 1950, o físico inglês Klaus Fuchs, membro da equipe dos Estados Unidos que pesquisava a energia atômica, foi duramente perseguido pelo FBI. A perseguição ocorreu quando se descobriu que o físico era membro do partido comunista – o governo norte-americano acusava-o de repassar informações para os soviéticos.

Com a ascensão do macartismo nos Estados Unidos, diversos atores e músicos foram perseguidos e acusados de serem comunistas. O ator e diretor britânico Charles Chaplin foi uma das pessoas que sofreram duramente com o macartismo. Acusado de propagar a ideologia comunista e criticar o capitalismo em seus filmes, foi expulso dos Estados Unidos e teve seus bens materiais todos confiscados pelo governo. Outras pessoas que sofreram com o macartismo tiveram um fim trágico, muitas se suicidaram e outras ficaram na absoluta miséria.

Alguns dos mais famosos perseguidos pelo macartismo foram:  Judy Holliday, Orson Welles, Arthur Miller, muitos inclusive eram roteiristas de Hollywood (Alvah Bessie, Herbert Biberman, Lester ColeRing Lardner Jr.,John Howard Lawson, e Albert Maltz).

Nos anos 60 o macartismo perde a força com a eclosão do movimento hippie e de uma nova intelectualidade crítica da caça às bruxas impostas por  McCarthy.

Sinopse do filme

Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

Aula de história desta semana

Filme: Boa Noite, Boa Sorte

Tema: o que foi o macartismo?

Aprender história através de filmes. É diversão e conhecimento garantidos. Tem combinação melhor?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo