Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Preparação para o Enem: aulas sérias ou descontraídas?

Preparação para o Enem: aulas sérias ou descontraídas?

Olá, leitores!

O professor do ensino médio ou do cursinho preparatório muitas vezes fica com essa grande dúvida, será que os alunos aprendem mais com aulas sérias ou descontraídas? Vamos abordar um pouco sobre esse tema que, se você é professor e está preparando seus alunos para essas provas, sabem o estado de estresse dessa hora.

Não importa o tipo de matéria que você ensina, pode ser português, matemática, física ou biologia, os alunos vão precisar de todas essas matérias na ponta da língua para se dar bem no Enem. A preparação para essa prova deve começar bem cedo, o Enem é coisa séria e pode definir a vida desses jovens.

O professor deve ajudar a colocar na cabeça dos alunos, principalmente dos mais novos, que o Enem é importante e que precisa ser feito com atenção e muito cuidado. Essa prova está cada vez mais exigente e você precisa exigir dos alunos, tudo o que o Enem pode cobrar. É por isso que o estudo deve começar bem antes do que muitos imaginam, não dá para começar a estudar na época da prova ou no ano da prova. A preparação deve começar antes, pelo menos 2 anos antes para que o resultado seja satisfatório.

É por causa de tudo isso que muitas pessoas acham que o melhor é dar aulas sérias, afinal essa é uma prova séria que define o futuro dos alunos. Mas isso não é bem verdade, existem muitos professores que conseguem mostrar a importância do Enem e ainda assim fazer uma aula bem descontraída.

A aula séria

alunos-escrevendo-na-lousa

Tem professor que prefere aula séria e tem aluno que também prefere esse tipo de aula, a verdade é que tudo vai depender do professor e da personalidade dele. Tem professor que só consegue dar aulas sérias, só conseguem explicar se todos os alunos estão super calados e concentrados no que ele está falando.

Esse tipo de aula é muito boa e importante para a compreensão dos alunos, eles conseguem ter mais atenção ouvindo o professor. A aula séria tem suas vantagens e o professor que gosta desse tipo de aula o defende com unhas e dentes. Para a preparação de uma boa prova, muitas vezes esse tipo de aula é realmente o mais indicado, o professor vai conseguir passar mais matérias e consequentemente, ensinar mais.

Se você é dos professores que prefere preparar seus alunos dando aulas mais sérias para que todos fiquem concentrados, continue assim. O resultado virá se seus alunos prestarem atenção em tudo que é ensinado por você durante uma boa aula.

A aula descontraída

Muitos professores, principalmente os de cursinhos, gostam de dar aulas descontraídas, esse tipo de aula parece ser bagunçada e parece que o aluno não aprende muito, mas não é verdade. Uma aula bem descontraída pode prende a atenção do aluno e é bem interessante quando a matéria é difícil. Aulas assim são cheias de exemplos engraçados e o aluno tem mais facilidade de aprender e lembrar do que estudou, pois foi uma aula diferente.

Esse tipo de aula também tem muitas vantagens, muitas vezes os alunos acertam uma questão porque o professor fez uma aula mais descontraída e ensinou uma música para guardar uma regra de matemática, por exemplo. Mas é importante ficar atento, pois nem sempre é legal fazer uma aula descontraída, pois ela é cansativa e muitas vezes mais bagunçada.

Fazer uma aula ou outras mais descontraídas é saudável e até anima os alunos que provavelmente estão cansados de tanto estudar, mas é preciso saber a hora de falar sério e não deixar os estudantes confundirem as coisas.

A verdade é que tudo vai depender do professor e da matéria, algumas matérias ficam mais fáceis quando você se dá uma aula mais descontraída, é mais fácil lembrar e decorar. Mas algumas vezes é preciso dar uma aula mais séria porque o conteúdo pede isso. O interessante é ter um equilíbrio entre uma e outra e também levar em consideração a sua personalidade. Se você se sente a vontade de dar uma aula descontraída, não tem problema, se não e acha que os alunos aprendem mais com aulas sérias, sem desconforto também.

Na preparação do Enem o que deve ser levado em conta é o aluno e sua aprendizagem, se eles vão aprender mais de uma forma, faça assim, se acha que uma aula descontraída vai ajudar mais, dê a aula como quiser. Aulas sérias ou descontraídas? O importante é preparar o aluno para o Enem.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo