Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Preciso memorizar datas históricas. O que fazer?

Preciso memorizar datas históricas. O que fazer?

Olá!

História requer muita memorização. Se esse é, então, o desafio, como memorizar com mais facilidade os assuntos que se relacionam a História? Como decorar mais rapidamente e não esquecer tudo o que é preciso estudar na matéria de História?

Tanto a História do Brasil quanto a Geral foram fortemente marcadas por guerras e diversos outros acontecimentos. São tantos esses fatos históricos que a gente deve memorizar, que se torna preciso o conhecimento dessas técnicas de memorização. Sem elas, é, praticamente, impossível acelerar os estudos. Na verdade, ao utilizar as técnicas certas de memorização nos estudos, você pode conseguir não só acelerar os estudos, como irá também facilitar a memorização rápida de todas as informações.

Abaixo, você verá técnicas de memorização que são básicas para uma memorização mais rápida da disciplina de história. Será, apresentado, também as ferramentas para a memorização que são avançadas, que facilitam a memorização dos conteúdos, tornando as aulas de história práticas e divertidas.

Criar um filme na cabeça

Você já pensou em uma maneira de tornar as suas aulas de história mais divertidas e mais fáceis de serem memorizadas? Em vez de tentar decorar uma enorme lista de fatos históricos, você pode procurar relaxar e criar um filme que seja engraçado. Veja como se você tivesse voltado no tempo e vivenciando aquele fato, naquela data. Se você colocar emoções e movimentos nas cenas, o cérebro irá memorizar mais facilmente.

Usar a composição musical

Cante as informações que você deseja memorizar num ritmo musical a sua escolha, transformando o conteúdo em uma música. Caso tenha dificuldades, procure recordar em sua memória uma música desse mesmo ritmo que você escolheu e cante as informações no mesmo ritmo dessa música. Por fim, grave essa música em um CD ou em seu celular e ouça todos os dias.

Pronunciar o texto em voz alta

Quando for preciso memorizar algo que você esteja lendo, fale essa informação com a sua voz. Quando você faz a repetição da informação em voz alta, o seu cérebro consegue fixar melhor a informação, pois você irá estimular a memória de duas maneiras diferentes: Visual (pela leitura) e Auditiva (pela escuta).

Gravar as informações com a sua voz

Uma boa dica é procurar gravar as informações que você deseja memorizar em algum armazenador digital, como um reprodutor de MP3 ou o seu celular, e ouvir várias e várias vezes até que a informação se fixe por completo em sua mente.

Tornar as informações interessantes

Tente fazer tipos de comentários que sejam engraçados sobre as informações que você quer memorizar. Tudo aquilo que tem graça, que tem alguma emoção, se fixa mais facilmente no cérebro. Use toda a sua criatividade.

Transformar o texto em perguntas

Pegue um determinado conteúdo que você precise memorizar. Crie um resumo para ele na forma de perguntas e respostas. Caso você queira incrementar ainda mais o seu método de estudo, você pode escrever as perguntas com uma cor e as respostas com outa, além de pronunciar ambas em voz alta para você mesmo, de maneira a envolver a sua memória auditiva.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo