Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Pós-graduação: fazer ou não fazer? Tire suas dúvidas

Pós-graduação: fazer ou não fazer? Tire suas dúvidas

Olá, estudantes!

Quem nunca inventou uma dor de cabeça ou de barriga para não ir à escola quando criança? Quando pensamos nisso, sempre lembramos também dos pais explicando que, desde pequeno, deveria ir à escola e estudar, para chegar a uma faculdade e depois, conseguir um bom emprego.

Mas fazer uma faculdade, hoje em dia, não é mais suficiente. Os bons empregos, hoje em dia, dão preferência a quem tem um extra além do diploma da faculdade. E é aí que entra a pós-graduação.

Sim. O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, em todas as áreas. E o investimento em estudo é importantíssimo, ao lado do domínio de outros idiomas, competências comportamentais, bom networking, etc.

Como escolher um curso de pós-graduação?

Primeiro, é importante saber que uma pós-graduação pode seguir dois caminhos: a especialização lato sensu, que aperfeiçoa os aspectos de uma área específica, ou o MBA (Master Business Administration), que é mais voltado à área de gestão empresarial e negócios.

Em ambos os casos, o profissional que finaliza o curso se torna um especialista, pois os conhecimentos adquiridos na graduação serão muito aprofundados, enfatizando os aspectos práticos. Aprende-se a aplicar o conteúdo teórico da graduação e a ter uma visão mais próxima do cotidiano da área.

Em geral, os cursos de pós duram de 12 a 24 meses e, um requisito essencial é ter conhecimento de inglês, ao menos em nível básico. E não existe um timing específico para realizar a pós-graduação. Isto porque estamos na Era do Conhecimento. Não é mais possível ficar parado no tempo, em relação aos estudos. A atualização constante é um requisito essencial tanto para a aquisição de uma boa posição profissional quanto para a manutenção da empregabilidade. Então, pode-se afirmar que o momento certo para fazer a pós é agora, independentemente de em que momento da vida você está.

Outro ponto importante e que pode ser considerado um bom motivo para fazer uma pós é que o curso efetivamente fará aumentar a sua rede de contatos. Em geral, alunos de pós-graduação já estão ou já passaram no mercado de trabalho, e, portanto, conhecem pessoas e empresas. Abrir portas é sempre importante, e este é um ótimo caminho!

Por último, mas não menos importante: antes de iniciar o curso, informe-se sobre a instituição escolhida, a programação do curso, a existência ou não de avaliação para ingresso e o corpo docente.

E, no mais, bons estudos!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo