Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Por que fazer fichamento de livros?

Por que fazer fichamento de livros?

Olá, estudantes!

Você é daqueles que não curte muito fazer resumos ou anotações de livros e textos? Então conheça aqui a importância dessa prática do fichamento de livros.

O fichamento, resumo ou anotação de partes importantes de um texto ou artigo em fichas de leitura, facilita e muito a vida do estudante. No entanto, muita gente subestima a sua relevância e acaba só percebendo isso no momento em que mais precisa, ou seja, ao ter que estudar para uma prova ou mesmo ao fazer um trabalho.

O que acontece é que, quem não faz o fichamento de livros e textos lidos, perde um tempo precioso ao ter que reler a maioria do texto para encontrar os pontos mais importantes do trabalho, o que gera um grande tempo perdido, tempo que poderia ser usado para complementar os estudos.

Motivos para fazer fichamento de livros

livro-aberto

Veja abaixo 3 motivos para começar a fazer um resumo, anotação ou fichamento de livros o quanto antes:

Tempo

Para quem tem pouco tempo para se dedicar aos estudos, a rapidez e a prontidão das informações são pontos importantes e sempre a ser considerados. Se você tiver o fichamento com antecedência, não precisará perder tempo procurando em que página do livro está a citação a ser utilizada ou buscando o nome do texto e do autor na hora de apresentar as referências bibliográficas.

Eficiência

O fichamento de um livro serve para futuras consultas e, por apresentar as informações mais importantes, você não precisará recorrer novamente ao próprio livro ou texto, aumentando assim sua eficiência e produtividade. Além disso, o fichamento ajuda a fixar melhor o conteúdo lido, no caso de uma prova, e auxilia a compreensão dos principais temas abordados, facilitando a escrita de um texto.

Organização

Para ser bem-sucedido ao escrever um trabalho, um artigo ou ainda para estudar, é fundamental a organização com o material de estudos. Portanto, ao guardá-lo num lugar de fácil acesso, você encontrará o que precisa prontamente sem precisar revirar seus livros e, o melhor, sem precisar se estressar por algo tão simples, basta criar um hábito e rotina para elaborar seus fichamentos e usá-los sempre quando precisar.

Inclua o fichamento de livros e textos na sua rotina de estudos. Você vai perceber a diferença na hora da prova e dos trabalhos, principalmente com uma prática contínua de resumos e também as sínteses, que são fundamentais no processo de aprendizado.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo