Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Polícia Civil: Entenda a profissão

Polícia Civil: Entenda a profissão

Olá, leitores!

A Polícia Civil é responsável pelo cumprimento das leis, para exercer a segurança pública e também tem função de apurar crimes penais. Os profissionais são subordinados pelos governantes, sendo eles de Estado ou do Distrito Federal.

As carreiras da Polícia Civil são divididas em:

Delegado: O profissional é responsável por coletar provas, identificar e localizar suspeitos, efetuar e cumprir mandatos de prisão. Por isso, deve possuir alta capacidade de observação e facilidade para se relacionar.

Escrivão: Precisa ter domínio completo da língua portuguesa e possuir agilidade em escutar e redigir ao mesmo tempo, para fazer anotações em livros oficiais, inquéritos, indiciamentos, prisões em flagrante e recolher finanças. É o auxiliar do delegado e costuma ter espaço de trabalho restrito na delegacia.

Perito Criminal: É um dos cargos mais importantes, já que o trabalho do legista é recolher provas dos crimes, para que os criminosos possam ser encontrados.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho possui diversas oportunidades e os salários podem variar, dependendo do cargo escolhido.

Para quem deseja prestar o Concurso para Polícia Civil, devem cumprir algumas exigências gerais, tais como: ser brasileiro; estar em dia com suas obrigações militares e eleitorais; ter entre 21 e 45 anos; ter curso superior; não ter nenhuma infração penal; não possuir antecedentes criminais; possuir carteira de habilitação (categoria no mínimo B); ter boa saúde mental e física.

Cada estado possui um concurso, então o candidato deve estar atento na publicação do edital, na localidade que mais lhe interessa, a fim de analisar as exigências que constam no edital de abertura.

Os candidatos passam por prova objetiva, além de testes físicos e psicológicos. A prova inclui vários assuntos, inclusive os da legislação. Já os testes, são realizados na academia de polícia e incluem flexões, abdominais, avaliação de resistência e entre outros.

Ao contrário dos policiais militares, esses profissionais podem agir mesmo estando sem farda, independente se estiverem em uma investigação ou não.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo