Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Plataforma grátis para capacitação profissional na educação

Plataforma grátis para capacitação profissional na educação

Criada pelo Ministério da Educação, a plataforma busca capacitar os profissionais de educação e inseri-los no ensino superior

Olá, professores!

A capacitação e a atualização profissional andam de mãos dadas quando o assunto é educação. Desenvolver e disseminar novas estratégias de ensino, ampliar os horizontes e, principalmente, aprender sobre novos temas, são itens fundamentais para os professores.

Além de conhecimento próprio, eles garantem aos brasileiros um ensino com uma qualidade cada vez maior. No Japão, por exemplo, a formação dos educadores não acaba nunca e eles devem, ainda, se especializar em diversos temas.

Neste contexto, o Ministério da Educação (MEC) e diversas instituições de ensino desenvolvem programas com foco na capacitação profissional. Entre as principais ferramentas está a Plataforma Freire, que busca incentivar os professores da educação básica pública a cursarem uma graduação.

Parte fundamental do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o Parfor, a ferramenta é uma homenagem ao educador brasileiro Paulo Freire, um dos personagens mais conhecidos da pedagogia mundial.

A plataforma traz informações sobre cursos, instituições de ensino, modalidade de formação e, ainda, dados relacionados a educação em geral. No endereço eletrônico, os professores também podem escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar currículos. Vale lembrar que apenas professores das redes estaduais e municipais de ensino podem se inscrever no site.

Como se cadastrar

O site foi desenvolvido para ser de fácil acesso aos professores, por isso o cadastro é simples e fácil. Basta clicar em primeiro acesso, preencher os dados solicitados – CPF e nome completo –, cadastrar uma senha e informar o e-mail de contato.

Após esse procedimento, o ideal é que os professores insiram o seu currículo também. Além de uma foto, é preciso descrever um resumo profissional e acadêmico. É possível indicar, ainda, publicações, participação em congressos e seminários, prêmios e títulos, entre outros.

Cursos oferecidos

A plataforma traz informações importantes sobre os cursos oferecidos pelo Parfor, como editais e previsão de turmas. Em geral, os cursos são conduzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com os estados e municípios.

Anualmente, também são divulgados na plataforma Freire o Calendário de Atividades do Programa, que trazem informações sobre fóruns e outros eventos. Ao todo, são três modalidades de cursos oferecidas para profissionais da educação básica: licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica.

Ao fazer o cadastro no site e fazer a pré-inscrição para os cursos, os profissionais estão investindo no sistema de ensino brasileiro. A inscrição e participação, no entanto, deve ser validada pela Secretaria estadual ou municipal de educação. Segundo dados do MEC, em 2015, os cursos capacitaram mais de 60 mil professores da educação básica, um grande avanço para o Brasil.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo