Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » Planilha gratuita para projeção de vendas

Planilha gratuita para projeção de vendas

Olá empreendedores!

Fim de ano é sempre corrido, mas também é hora de planejar como serão as vendas do próximo ano. Seu negócio sofre com a sazonalidade ou é estável durante todo ano? Que momento exige mais investimento? O que você precisa é de uma “Planilha para Projeção de Vendas”.

O Movimento Empreenda, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, disponibilizou esta ferramenta especialmente para ajudar empreendedores nesse momento.

A Planilha gratuita é um auxílio essencial para o planejamento estratégico da sua empresa. Em geral, empresários tendem a ser muito otimistas com as perspectivas de vendas e a planilha ajuda a pôr o pé no chão e analisar os dados com mais objetividade.

Como funciona

Esta planilha está dividida em quatro abas. Na primeira, você encontrará o resumo da projeção de vendas, com os gráficos das vendas mensais projetadas e dos efeitos da sazonalidade. Para exemplificar, adotou-se uma empresa de sorvetes, que sofre mais nos períodos mais frios do ano, com uma redução mais expressiva nas vendas.

Na segunda aba você vai encontrar a projeção de vendas em si, com espaço para incluir os nomes dos principais produtos geradores de receitas com uma estimativa de vendas de unidades por mês e o valor de cada unidade, durante os 12 meses do próximo ano. Alguns empreendedores preferem fazer projeções para um ano todo, de janeiro a dezembro, mas também é possível fazer por qualquer período de 12 meses.

A terceira aba inclui uma reflexão sobre a sazonalidade. Ainda que seu negócio seja mais estável, certamente há meses mais difíceis que outros. No começo do ano suas vendas são menores? Ou seu negócio bomba mais no segundo semestre? É hora de colocar isso na planilha para estimar melhor suas vendas. Isso vai ajudar no planejamento de equipe e de matéria-prima, por exemplo, além de orientar melhor as ações de caixa para compra de equipamentos ou contratações. Além da sazonalidade, a planilha prevê sua curva de aprendizado com o negócio, o que é muito útil especialmente para quem está começando a empreender ou lançando um novo produto ou serviço.

No final deste estudo, você deverá avaliar se não está sendo otimista ou pessimista demais. Deverá fazer os ajustes que julgar necessário e elaborar um plano de ação para cada mês (quarta aba).

Com os números na mão, é hora de passar para a última aba da planilha, que permite anotar o que será feito para alcançar as metas de vendas determinadas nas abas anteriores, além de quem serão os responsáveis pelas vendas de cada produto.

Com a “Planilha para Projeção de Vendas” pronta, mãos à obra! Sua organização vai valer a pena! (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 09/12/2019)

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo