Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » Planilha de fluxo de caixa gratuita para empreendedores

Planilha de fluxo de caixa gratuita para empreendedores

Olá Pessoal!

Nosso artigo hoje abordará um tema comum no mundo dos negócios, mas que pode causar calafrios aos iniciantes: fluxo de caixa.

Conhecido também como cash-flow, controla as entradas e saídas financeiras de uma empresa, em um determinado período de tempo. Tem a função de diagnosticar a saúde financeira da companhia, clarificando assim quais são os pontos negativos ou positivos.

É ferramenta fundamental para entendimento dos resultados obtidos, e também como referência para medidas futuras, pois reflete as decisões tomadas em todos os setores.

O Canal do Ensino listou algumas dicas para elaboração de uma planilha de fluxo de caixa eficaz:

Especificação das despesas: faça levantamento de todas as despesas e receita e organize essas contas por natureza: operacional, não-operacional e investimentos.

Período delimitado: geralmente prestadores de serviço e indústria trabalham com fluxos de caixa que contemplam um ano. Porém esta ferramenta deve adequar-se ao seu negócio, logo, se você trabalha com safra, o melhor é delimitar o período de acordo com seu calendário de colheita e venda.

Manter atualizado: Toda informação só é válida quando atualizada, e com seu fluxo de caixa não pode ser diferente. Não só ele, como todos outros instrumentos de gestão, como orçamento e plano de negócios, devem ser atualizados periodicamente. Um exemplo, quando pensa-se em ciclo operacional, essa atualização deve ser feita mensalmente.

Postura conservadora: Como no fluxo de caixa há a descrição de entradas, é importante calcular uma média de inadimplência, pois lançar recebimento de 100% de todos os valores é ilusório e nocivo.

Acompanhamento: Antecipe-se a eventos operacionais que impactem o seu fluxo de caixa, atuando de forma pró ativa no seu fluxo de pagamentos. Desta forma, é possível negociar com os fornecedores a postergação de vencimentos, ou até mesmo a contratação de um empréstimo com taxas de juros mais atrativas.

O fluxo de caixa pode ser efeito em planilhas e existem muitas versões online disponíveis. E o mais importante, não se desespere! Pode levar um tempo, mas quando entender a dinâmica dessa ferramenta, você poderá antecipar várias tomadas de decisões, assim como um jogador de xadrez.

Boa sorte e xeque-mate!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo