Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Periscope ajuda conectar salas de aulas com o mundo

Periscope ajuda conectar salas de aulas com o mundo

Olá!

Em uma sociedade cada vez mais global e digital que vivemos atualmente, professores estão sempre procurando novas ferramentas, principalmente de comunicação, para instigar a curiosidade e o aprendizado dos estudantes. E o Periscope é uma delas. O app está ajudando a conectar salas de aula no mundo todo.

Com o Periscope, professores e estudantes criam juntos o conteúdo e compartilham seus conhecimentos de um modo mais impactante.

O Periscope

Por ser um aplicativo gratuito para smartphone, o Periscope possibilita que os usuários possam transmitir vídeos ao vivo, através de streaming, para públicos privados ou abertos. Quem acessa os vídeos, pode assistir em tempo real de qualquer lugar do mundo e ainda fazer comentários que aparecem simultaneamente na tela, além de pode dar um “like” na transmissão.

Esses vídeos podem ser assistidos por até 24 horas depois de serem feitos ou podem ser salvos no smartphone. Muita gente ainda está usando o Katch.me, um outro app que se conecta ao Periscope e possibilita o arquivamento automático das transmissões, que podem ser compartilhadas nas redes sociais. E essa nova utilidade pode ser muito útil na educação.

Periscope na educação

Como uma ferramenta de colaboração digital, o Periscope oferece a oportunidade para os estudantes verem o mundo pela perspectiva de outras pessoas. Muitos professores já estão usando esse recurso para desenvolver a habilidade de comunicação dos alunos e promover a troca de ideias e experiências com todo tipo de público e cultura.

Os diferentes pontos de vista a que os estudantes são apresentados ajudam a melhorar sua interação, seu pensamento crítico e suas habilidades para lidar com a tecnologia. Eles passam a ser “construtores” de conhecimento e conteúdo e seu aprendizado passa a ser cada vez mais relevante.

Veja alguns exemplos práticos para usar o Periscope na educação:

Visitas virtuais

No ensino de outros idiomas, o professor pode fazer verdadeiras visitas virtuais a lugares chaves do país que fala a língua que está sendo aprendida, como por exemplo: lojas, restaurantes, shows e até mesmo grandes museus como o Louvre e o MoMA.

Falar com experts ou assistir demonstrações

Com o Periscope, é possível se conectar com experts em diferentes áreas do conhecimento e até mesmo observar experimentos sendo feitos diretamente de um laboratório. E durante a transmissão, os alunos ainda podem fazer perguntas e tirar suas dúvidas na hora com o especialista.

Relatos históricos e entrevistas

Os estudantes podem se sentir parte da história ao assistir depoimentos ao vivo de veteranos que tenham participado de algum evento importante em lugares significantes. Em seguida os professores podem promover debates e outras atividades relacionadas com o que assistiram.

Colaborações entre os estudantes

Os professores podem incentivar a troca de experiências entre os alunos através do Periscope. A ideia é indicar livros, filmes e outras atividades culturais para eles fazerem e depois discutirem através das transmissões, estabelecendo assim uma maior colaboração com alunos não só da própria classe, mas do mundo inteiro.

Como qualquer recurso virtual, é importante os educadores se preocuparem com questões como a privacidade virtual, como as transmissões de alunos serem apenas para um público selecionado

Envolvimento da família

Hoje em dia, o envolvimento da família na educação é essencial. Com o Periscope, os pais podem usar a tecnologia para assumir um papel mais ativo no aprendizado de seus filhos. O app faz com que seja estabelecida uma conexão maior entre pais, alunos e professores.

Conheça alguns exemplos:

Eventos escolares

Os pais podem fazer parte de eventos educativos que aconteçam tanto dentro quanto for a da escolar através do Periscope. Como as transmissões do app são ao vivo, eles podem assistir jogos de esporte e até mesmo reuniões que não podem estar presentes.

Apresentações

Colocando a transmissão para usuários privados, os estudantes podem compartilhar apresentações individuais com seus pais. Pode ser só aquela leitura em sala de aula, ou algum trabalho específico e até mesmo debates em que os pais podem dar sua opinião.

Sessões educativas com os pais

Ao longo do ano, a escolar pode oferecer sessões educativas para os pais através do Periscope para discutir tópicos como cidadania, programação escolar, eventos e muito mais. Essas sessões podem ser arquivadas e compartilhadas em alguma biblioteca específica.

Já deu para ver que o Periscope é mesmo um recurso tecnológico que veio para ficar e tem tudo para melhorar a educação cada vez mais.

Para mais informações sobre como professores estão usando o Periscope em sala de aula use #PeriscopeEDU e #periscopeteachers nas redes sociais.

Até mais!

comentários (1)

  • Hugo Santos

    Tem um app interessante tmb. Chama-se Lynxly. Tem para android e IOs. O que eu gostei é que ele deixa os vídeos gravados ondemand o tempo que você quiser. Gratuito tmb. Pode colocar tanto a transmissão ao vivo quanto a ondemand direto no site por embed. E desenvolvidos por brasileiros. Um abração.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo