Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Parfor abre seis mil vagas para professores no PI

Parfor abre seis mil vagas para professores no PI

Olá professores!

Essa é para os docentes do estado do Piauí

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do PiauíPARFOR/UESPI está com pré-inscrições abertas.

Cinco novas cidades do estado foram contempladas desta vez: Beneditinos, Água Branca, Anísio de Abreu, Castelo do Piauí e Buriti dos Lopes. Somadas aos municípios já existentes, agora são 30 cidades do Piauí oferecendo a oportunidade de formação superior para professores da educação básica por meio do PARFOR/UESPI.

Outras novidades

Para 2ª licenciatura, mais um curso integrará o programa: o de Ciências Sociais. Hoje já são oferecidos os cursos de Matemática, Português, Inglês e Pedagogia.

Há ainda mais uma novidade: está sendo inaugurado o curso de Formação Pedagógica. Este é destinado aos professores que são graduados em cursos de bacharelado e não possuem a formação completa para atuação em sala de aula. O curso tem duração de um ano e meio e habilita o profissional para a docência na educação básica.

Cursos

Os cursos de 1ª licenciatura são oferecidos aos professores ou auxiliares que atuam na educação básica sem possuírem curso superior. Os cursos de 2ª licenciatura são destinados aos profissionais com formação em área diferente daquela em que atuam. Este ano, não há necessidade de que os profissionais – sejam professores, auxiliares, monitores ou intérprete de libras – estejam exercendo funções na rede pública, mas devem obrigatoriamente estar inscritos no Educacenso.

O programa

O Programa, que teve início na UESPI em 2010, já beneficiou cerca de 4 mil professores, que já estavam em sala de aula, mas ainda não tinham um curso superior ou têm agora a oportunidade de ter uma segunda formação. A formação de professores da educação básica é uma oportunidade de revolucionar o ensino e a aprendizagem nas escolas públicas desde as primeira séries.

Agora estão sendo ofertadas quase seis mil vagas. O coordenador geral do PARFOR/UESPI, Prof. Raimundo Dutra, afirma que os resultados positivos já alcançados garantiram o aumento na oferta de vagas. “À medida que o professor da educação básica participa de um processo formativo de qualidade, verifica-se a melhoria na qualidade do ensino público como um todo em nosso Estado”, afirma.

Pré-Inscrições

As pré-inscrições para as novas turmas estão abertas até o dia 13 de março. Para isso, o professor, auxiliar ou monitor deve estar cadastrado no Educacenso e acessar o site da Plataforma Freire. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 09/12/2019)

Lembrando que a pré-inscrição não garante vaga e matrícula. Os pré-inscritos serão selecionados pela Plataforma Freire e submetidos ao processo de validação pelas Secretarias de Educação a qual estão vinculados (o resultado sai em 24 de abril). As pré-inscrições dos profissionais cadastrados no Educacenso nas funções Auxiliar/Assistente Educacional, Profissional/Monitor de Atividade Complementar irão compor o cadastro de reserva e suas matrículas somente serão efetivadas caso haja vagas remanescentes após a efetivação da matrícula dos profissionais cadastrados nas funções docentes e Intérpretes de Libras.

Como foi em 2014

Somente em 2014, vinte e quatro solenidades de colação de grau foram realizadas e mais de 800 professores que já dão aula na educação básica tiveram acesso ao ensino superior.

Em Luzilândia, a cerca de 250 km de Teresina, os formandos se mostraram emocionados pela conquista da primeira ou segunda licenciatura. Maria dos Santos Costa dos Reis, 44, já formada em Pedagogia e agora Educadora Física, comenta a importância do programa em sua formação: “No PARFOR temos a oportunidade de uma excelente qualificação. Os docentes são muito competentes e compromissados. Sugiro aos que ainda não fazem parte do programa que não percam tempo e façam a inscrição logo. Em minha casa, tenho servido de motivação e exemplo para minhas filhas e meus sobrinhos”, afirma.

Em Esperantina, o PARFOR/UESPI formou mais de 30 professores de Geografia, que agora têm a oportunidade de lecionar com ainda mais qualidade. Já em Barras, foram 72 formandos dos cursos de Educação Física, História e Matemática.

Ótima oportunidade para o aperfeiçoamento profissional de professores do Piauí!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo