Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Olimpíada de Matemática das escolas públicas está com inscrições abertas

Olimpíada de Matemática das escolas públicas está com inscrições abertas

Olá, pessoal!

Já estão abertas as inscrições para uma das competições escolares mais esperadas: a Olimpíada de Matemática. Escolas públicas de todo o país têm até o dia 1º de abril para inscrever alunos do sexto ao nono ano e também do ensino médio na 12ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Organizada pelo Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), a olimpíada tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática. Em 2015, a competição teve a participação de mais de 47,5 mil escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros, que inscreveram cerca de 18 milhões de alunos na primeira fase.

Olimpíada de Matemática 2016

A Obmep acontece em duas fases:

  • A primeira acontece no dia 7 de junho. Os estudantes devem responder a 20 questões objetivas que, por sua vez, devem ser corrigidas pela própria instituição de ensino, onde a prova será realizada.
  • Já na segunda fase, no dia 10 de setembro, os alunos selecionados irão realizar a prova em locais estabelecidos pela organização da Olimpíada, que é responsável pela correção das seis questões dissertativas da prova, na qual os estudantes devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas.

Os resultados serão divulgados no dia 30 de novembro, na página da Olimpíada na internet.

Premiação da Olimpíada de Matemática

Nessa edição, 6500 alunos serão premiados: são 500 medalhas de ouro, 1500 de prata e 4500 de bronze, além das 46.200 menções honrosas.

Aos medalhistas ainda será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

As inscrições devem ser feitas no site da Olimpíada de Matemática. Para auxiliar no preparo dos estudantes, estão disponíveis no site também, bancos de questões e resolução em vídeo das mesmas, assim como edições anteriores da prova.

Escolas: inscrevam seus estudantes na Olimpíada de Matemática e descubra novos talentos.

Bons estudos e boa sorte.

Até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo