Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » O que são tecnologias assistivas na educação?

O que são tecnologias assistivas na educação?

Olá, leitores!

A tecnologia assistiva é um termo utilizado para definir uma série de recursos e serviços que proporcionam a pessoas com necessidades especiais, o desenvolvimento de habilidades funcionais, tornando-os independentes.

Esses recursos são quaisquer itens ou equipamentos, como por exemplo, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, que tornem a vida dessas pessoas mais fácil e acessível.

Já os serviços, são considerados aqueles que tem a função de auxiliar diretamente as pessoas com necessidades especiais, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e profissionais da educação.

Como a tecnologia assistiva pode ser aplicada

As maneiras de como a tecnologia assistiva pode ser aplicada são inúmeras, elas vão desde materiais e produtos de apoio para o dia a dia, como comer e cozinhar, até o auxílio no processo de educação e ensino.

Para a questão do ensino e educação, há diversas opções de equipamentos tecnológicos disponíveis. Eles vão desdes recursos que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitações da mesma, até equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), teclados modificados ou alternativos, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência utilizarem um computador.

A tecnologia assistiva também permite o desenvolvimento de acessórios que permitem a adaptação  e o acesso das pessoas com necessidades especiais, como por exemplo, os carros adaptáveis, as cadeiras de rodas motorizadas ou as próteses cada vez mais modernas.

Quem pode utilizar esse tipo de recurso?

criancas-sorrindo

O recurso de tecnologia assistiva é destinada a qualquer pessoa com alguma necessidade especial, com o objetivo de incluí-las na sociedade, dessa forma, qualquer local pode utilizar esse recurso, seja dentro de casa, nas empresas ou nas escolas.

Nas escolas, esses recursos podem ser utilizados a partir da inclusão de materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos com necessidades especiais, que necessitam do Atendimento Educacional Especializado, o AEE.

A tecnologia assistiva é uma estratégia usada para aumentar e possibilitar a realização de uma atividade necessária e desejada por uma pessoa com necessidades especiais. Na ideia da educação inclusiva, a tecnologia assistiva é direcionada a favorecer a participação do aluno com deficiência nas diversas realizações de atividades do cotidiano escolar, relacionadas aos objetivos educacionais.

Alguns exemplos de tecnologia assistiva na escola são: os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, localização, a sinalização e o mobiliário que atenda às necessidades posturais.

Há flexibilidade na educação para a tecnologia assistiva?

A responsabilidade de criar, organizar e administrar esses espaços, é da gestão escolar, o professor terá a responsabilidade de se aperfeiçoar e se especializar para que esses espaços sejam bem utilizados.

Entretanto, ainda não são todas as escola que possuem esse modelo de ensino, ora por falta de recursos financeiros, ora por achar que não há necessidade.

Mas é importante ressaltar que, a tecnologia assistiva é uma oportunidade de permitir que todos sejam tratados da mesma forma, que tenham acesso aos mesmos conhecimentos, independente se há necessidade especial ou não.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo