Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Empreendedorismo » O que é o empreendedorismo sustentável?

O que é o empreendedorismo sustentável?

Olá, leitores!

Ter seu próprio negócio e fazê-lo prosperar é o objetivo de vida de muitas pessoas. O empreendedorismo é necessário para fazer com que seu negócio tenha algum progresso e consiga se desenvolver.

A sociedade mundial vive na era do consumo. As pessoas estão sempre em busca de consumir mais e melhor, além do que é necessário para se viver uma vida confortável. O nível de consumo atual já demanda os recursos equivalentes a um planeta e meio para a sua manutenção.

Aqueles que buscam ter um negócio próprio podem oferecer produtos que as pessoas queiram comprá-los cada vez mais e assim fazer com o que o seu negócio prospere, certo?

Não é bem assim.

O consumo desenfreado está sobrecarregando o planeta. A pegada ecológica, ou seja, a pressão que os seres humanos exercem sobre os recursos naturais está cada vez maior. Dessa maneira, é possível afirmar que o nível de consumo atual tenda a levar o planeta a destruição.

O que se pode fazer sobre isso?

Muito se fala no mundo sobre sustentabilidade. Na esfera internacional, o tema de proteção do meio ambiente é debatido amplamente em conferências, em assembleias de organizações internacionais e em reuniões das maiores economias mundiais.

Na última Conferência sobre o Clima, chamada de COP15, realizada em Paris, os países assinaram um acordo para frear o aquecimento global. O Brasil já foi sede de duas conferências sobre o ambiente: a RIO 92 e a RIO +20, por ser um país com grandes quantidades de recursos naturais.

As medidas em âmbito internacional e nacional estão sendo tomadas a passos lentos e algumas medidas estão sendo tomadas em esferas subnacionais. Olhando para o micro, para as cidades, as regiões, os bairros e as comunidades, o que pode ser feito?

Como empreendedor, você pode investir no empreendedorismo sustentável.

O Conceito de Empreendedorismo Sustentável

O empreendedorismo sustentável engloba o ambiental, o social e o econômico. É preciso que se trabalhe nessas três áreas. O empreendedor precisa entender que a sua empresa tem um impacto no meio ambiente apenas por existir, então, você pode fazer com que os impactos positivos sejam aumentados e os negativos sejam diminuídos.

Isso é o empreendedorismo sustentável: vender seus produtos e serviços considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais.

Mas como ser um empreendedor sustentável?

Empreendendo de maneira sustentável

Partindo das considerações acima, o empreendedor, para produzir de maneira sustentável, precisa se fazer algumas perguntas que tangem ao modo de gerir a sua empresa:

  1. Considerar os impactos econômicos.

O produto que você quer vender gera uma necessidade constante de reposição? Você pode fazê-lo de maneira que exija menos reposição? Se você produz aparelhos eletrônicos, você pode evitar a obsolescência programada?

A pergunta principal é: Você pode oferecer produtos de qualidade com uma longa vida útil?

  1. Considerar os impactos sociais

Como a sua empresa vai afetar a localidade em que se instala? Vai atrair mais empregos para a região? Vai causar demissões? Como você vai gerir o seu corpo de colaboradores?

A pergunta principal é: Como você estimula o seu corpo de colaboradores ao trabalho de maneira saudável?

  1. Considerar os impactos ambientais

Quais serão as matérias-primas de seus produtos e embalagens? Utilizará compostos químicos? Como os resíduos serão descartados? Sua empresa se localiza perto de alguma área que demande preservação ambiental?

A pergunta principal é: Como você vai gerir a sua empresa com a menor pegada ecológica possível?

Vídeos de empreendedorismo sustentável

O empreendedorismo sustentável é um conceito que ainda está dando seus primeiros passos no Brasil. No entanto, é possível encontrar vídeos em português sobre o assunto, em alguns canais do YouTube, como:

Natureza Viva

Canal Atitude BR

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo