Você está aqui:Home » Olimpíadas Rio 2016 » O que as Olimpíadas contribuíram para o Brasil?

O que as Olimpíadas contribuíram para o Brasil?

Todo megaevento traz consigo um legado e com as Olimpíadas a história não poderia ser diferente

Olá, leitores!

Mais de 4,5 bilhões de pessoas estão com os olhos fixados no Rio de Janeiro desde a primeira semana de agosto. É que a cidade é a sede das Olimpíadas e das Paralimpíadas de 2016 e tem chamado a atenção não apenas pelos jogos, mas também pela torcida e, principalmente, pela infraestrutura entregue.

Do orçamento de R$ 38,2 bilhões, estima-se que R$ 24,6 bilhões tenham sido destinados a obras maiores que visam a mobilidade urbana, atualização de sistemas, educação e inclusão social. E, ao que parece, mesmo com tantos problemas econômicos e políticos, a população pode agradecer já que é possível observar quais serão os legados deixados na “Cidade Maravilhosa” e no Brasil após as competições.

Os canteiros de obras que pareciam eternos desapareceram no meio dos turistas e dentre as principais obras entregues, destaque para o transporte público, com os BRTs e a inauguração do metrô na Barra da Tijuca. A atenção também se voltou à revitalização da Zona Portuária do Rio, que contou até com a mudança do nome do local, que agora se chama Porto Maravilha.

Ainda neste contexto, o Veículo Leve sobre Trilhos – simplesmente VLT – também tem chamado a atenção dos cariocas. Rápido e com um bom funcionamento, o transporte, que conecta a Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont, é uma das grandes atrações dessas Olimpíadas e um dos maiores benefícios também, já que deve beneficiar 300 mil passageiros por dia com a integração com metrô, trens, BRT, entre outros.

No que se refere ao meio ambiente, a Rio 2016 apostava em uma Olimpíada totalmente sustentável. Apesar dos esforços, a Baía de Guanabara ainda sofre com a poluição e os impactos não foram totalmente reduzidos. Para reverter a situação, alinhado com a Agenda de Paris, o Comitê Olímpico Internacional (COI), em parceria com a Dow, uma companhia química, anunciou no início dos jogos a meta de redução de mais de 2 milhões de toneladas as emissões de gases do efeito estufa (GEE) durante o evento.

medalha-das-olimpiadas

Independentemente do resultado, o esforço e a conscientização da sociedade já trazem a tona um tema de extrema importância para o Brasil e o mundo: o aquecimento global. Vale lembrar, ainda, que na cerimônia de abertura, todos os jogadores tiveram que plantar árvores para minimizar os impactos ambientais dos jogos.

Dentre outros fatores que podem ser considerados um legado das Olimpíadas, destaca-se também a disseminação da cultura nacional em todo o mundo, para:

  • Interação entre os povos;
  • Geração de postos de trabalho;
  • Inclusão social por meio do voluntariado e de ações realizadas por atletas e espectadores;
  • Incentivo à educação e ao esporte, por meio da plataforma Transforma, que atua em parceria com escolas públicas e particulares;
  • Geração de renda e turismo;
  • Maior quantidade de hotéis – O COI (Comitê Olímpico Internacional) exigiu que a cidade tivesse cerca de 40 mil leitos em hotéis;
  • Integração da cidade com a zona oeste, que não contava com muitas opções de transporte e nem de lazer para os seus moradores;
  • Inclusão ao esporte e conscientização sobre a sua importância, com novos laboratórios de doping, arenas, parques e toda a infraestrutura montada;
  • Criação e ampliação de complexos esportivos que tem como objetivo, além de receber as olimpíadas, servir de palco para competições futuras. Espera-se que os locais sejam utilizados de modo a fomentar o esporte no Brasil e no Rio de Janeiro.

Para o futuro, espera-se o reaproveitamento das estruturas olímpicas e a ampliação e melhoria dos aeroportos cariocas. E você, o que acha das olimpíadas? Concorda com a nossa lista?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo