Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Mobile Learning: Use o seu celular para aprender mais

Mobile Learning: Use o seu celular para aprender mais

Olá, leitores!

De acordo com pesquisa realizada pelo Google em 2015, o Brasil teve um crescimento de 112% no uso de smartphones para acesso à internet. Este é um dos dados que demonstra mudanças no que diz respeito ao uso da internet. Boa parte das pessoas já utiliza os smartphones para quase tudo: realizar transações bancárias, enviar e-mails e mensagens instantâneas, usar redes sociais, ler notícias, assistir filmes ou vídeos etc.

O crescimento do uso de celulares para acessar a internet tem relação direta com um fator cada vez mais valorizado pela sociedade: a mobilidade, ou seja, poder se comunicar, trabalhar e realizar diferentes tarefas de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento.

É a mobilidade também que tem gerado uma nova demanda para o uso de celulares: a aprendizagem. Na correria do dia-a-dia, muitas pessoas tem dificuldade em conseguir um tempo para aprenderem coisas novas e se desenvolverem. É neste contexto que surge o mobile learning, ou aprendizagem via celular.

O mobile learning é uma modalidade de ensino a distância (EaD), aquela em que professor e alunos não precisam estar no mesmo local ou horário para que a aprendizagem ocorra. A partir de diferentes mídias e recursos online, você pode aprender uma infinidade de conteúdos e se desenvolver pessoal e profissionalmente.

No m-learning, a aprendizagem está diretamente associada à mobilidade. Aplicativos, mensagens de texto, games, vídeos e e-books são alguns dos recursos que podem ser utilizados como forma de facilitar a aquisição de novos conhecimentos e habilidades. A Play Store e a Apple Store (lojas virtuais da Samsung e da Apple, respectivamente), por exemplo, disponibilizam uma série de e-books, grátis ou pagos, que podem ser baixados. A versão digital costuma ser mais barata do que a versão impressa e possibilita que você leia em qualquer lugar, a qualquer momento.

Há, também, muitas opções de aplicativos (apps) com finalidade educativa: o Duolingo é uma das referências para o ensino a distância de inglês. Ele utiliza alguns elementos de games (possibilidade de competir com amigos, avançar níveis etc.) para tornar o processo de aprendizagem mais interessante; o Exam Time é um app de apoio ao estudo, onde você pode criar planos de estudo, notas, quiz e mapas mentais, entre outros recursos; o TED é um aplicativo das já conhecidas conferências mundiais, cujo objetivo é disseminar ideias que possam fazer a diferença para o mundo, apresentando conteúdos sobre as mais diversas áreas.

No YouTube Edu, canal no YouTube voltado ao ensino, você pode assistir videoaulas de português, matemática, história e outras matérias. Há, também, aulas que abordam a resolução de questões que caíram em provas anteriores do ENEM e de outros concursos. Uma excelente oportunidade totalmente grátis para quem quer se preparar melhor para diferentes tipos de provas.

Ainda falando sobre recursos utilizados no mobile learning, o sms (mensagens curtas) também é uma possibilidade. O SEBRAE(Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado 11/08/2017), por exemplo, desenvolveu algumas oficinas para celular: são conteúdos ofertados durante um período pré-determinado, com mensagens abordando o tema empreendedorismo. Todo o conteúdo é grátis.

Como você pode perceber, tempo e espaço não são mais um impeditivo para a aquisição de novos conhecimentos. Aproveite as possibilidades que o mobile learning tem a lhe oferecer e use seu celular para aprender cada vez mais. Mobile learning é aprendizagem grátis, interativa e interessante na palma da sua mão.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo