Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Medicina e Saúde » Ministério da Saúde oferece 10 mil vagas em curso grátis com certificado

Ministério da Saúde oferece 10 mil vagas em curso grátis com certificado

Olá, pessoal!

Olha só a oportunidade para quem quer se especializar na área da saúde. O Ministério da Saúde, a Universidade Aberta do SUS e a Universidade Federal do Ceará (UFC) abriram 10 mil vagas para o curso a distância grátis Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas.

O curso é voltado para profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente os que atuam na Atenção Básica, conselheiros de saúde e lideranças e ativistas ligados à temática do campo, da floresta e das águas, mas também está aberto a qualquer pessoa interessada no tema, independente da área de formação. No total serão disponibilizadas mais de 10 mil vagas para todo o Brasil.

Curso online sobre saúde

O objetivo do curso online é disseminar o conhecimento para que profissionais de saúde, em especial, reflitam sobre como processos de trabalho e modos de vida das Populações do Campo, da Floresta e das Águas podem interferir nos processos de saúde-doença, transformado assim práticas de cuidado e melhorando o acesso aos serviços de saúde para essas populações.

A ideia é incorporar práticas de cuidado à saúde no processo de trabalho desses profissionais, considerando os determinantes sociais da população atendida, conforme a Portaria Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta.

De acordo com o IBGE 15,6% da população brasileira reside em localidades rurais. Além disso, diversos estudos apontam que as condições de saúde das pessoas que vivem ou trabalham no campo são mais precárias se comparadas com aquelas da população urbana, especialmente no que ser refere às limitações de acesso aos serviços de saúde e às deficiências na área de saneamento ambiental.

Isso também ocorre com outras populações que têm seus modos de vida e produção relacionados com a terra, como extrativistas, ribeirinhos, pescadores e raizeiros.

Curso de Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas

O curso gratuito foi desenvolvido de forma intersetorial e participativa, a partir de uma parceria entre as Secretarias de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Ceará (UFC), que integra a Rede de Instituições Ensino Superior da UNA-SUS, e contou também com a colaboração do Grupo da Terra.

Inscrições para o curso grátis sobre saúde

As inscrições podem ser realizadas no site da UNA-SUS/UFC até 10 de outubro. O aluno terá até 10 de novembro para acessar o curso e se certificar. A carga horária é de 45 horas.

Para mais informações, acesse o Guia de Matrícula e Acesso ao Curso.

Aproveite a chance de especializar com este curso online gratuito sobre saúde e seja o diferencial no mercado de trabalho.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo