Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Métodos eficazes para educar fora da escola

Métodos eficazes para educar fora da escola

Olá, leitores!

Muitos professores adoram dar aulas fora da sala de aula, outros já tem dificuldade e não sabem exatamente como fazer isso. Se você está interessado nesse tema e busca métodos eficazes de educar fora da escola, não deixe de acompanhar nossas dicas. É possível ensinar fora da sala de aula, esses métodos não são para o ensino de crianças que não frequentam escolas, mas para os alunos aproveitarem outros lugares para aprender.

Pode ter certeza que essa é a melhor parte para os alunos, afinal, quem não gosta de sair da sala e ter um dia diferente, não é mesmo? Mas o professor muitas vezes não sabe como fazer isso, para atuar fora da sala de aula é necessário seguir algumas regras, dessa forma você vai conseguir manter o controle e seguir seu cronograma de aula.

Dicas para ministrar aulas fora da sala de aula

Nossa primeira dica é planejar muito bem sua aula, não importa se você é professor de física e vai levar os alunos para fazer um experimento na quadra da escola, ou se você é professor de história e levou os alunos em uma excursão. É extremamente necessário planejar a aula, faça o cronograma de tudo, cada detalhe, o que vai falar, o que vão fazer, o tempo, entre outros fatores.

Para ter uma aula eficaz é necessário planejar e até pensar em outros planos caso o primeiro não dê certo. Essa é a nossa primeira dica e um dos métodos eficazes de educar fora da escola. Mas um ponto muito importante que está dentro do planejamento é a escolha do local, é possível atuar fora da sala de aula com seus alunos, mas onde fazê-lo? Pode ser dentro da escola mesmo, mas em um lugar diferente, pode ser em uma excursão como falamos, pode ser na rua em frente a escola, no jardim da escola, enfim, são muitas opções.

Mas mesmo com todas essas opções os professores encontram algumas dificuldades, uma delas é a atenção dos alunos, nesse caso um método eficaz que vai te ajudar a estender a educação fora da sala de aula é dividindo a turma. Se você dividir a turma em dois ou até três grupos ficará mais fácil trabalhar com eles, será um grupo de alunos menor para reter uma maior atenção de todos. Outro método eficaz é cobrar uma prova ou exercício sobre a aula fora da sala de aula.

alunos-saindo-da-sala-de-aula

Uma outra maneira bem interessante de estender a educação fora da sala de aula é pedindo trabalhos em grupo, os trabalhos são interessante, os alunos se envolvem muito e eles são feitos fora da sala. Você como professor pode pedir um trabalho diferente e legal, não importa a sua matéria, é possível ter uma ideia de trabalho que envolva um grupo de alunos. Atuando assim, você como professor vai levar o aprendizado além dos muros da escola.

Parece bobagem, até porque trabalho escolar não é novidade, mas você pode usar sua criatividade, use a tecnologia a seu favor, peça aos alunos para fazer um trabalho usando uma rede social. E falando nisso, outra forma muito boa de ampliar a educação é usando as redes sociais, crie grupos de estudo no Whatsapp, faça uma página no Facebook sobre a sua matéria… Use a tecnologia a seu favor.

Também existem muitos aplicativos gratuitos relacionados a educação, são muitos mesmo, um exemplo é o Duolingo, esse é um aplicativo que ensina inglês e outros idiomas. Se você é professor de inglês pode pedir seus alunos para criar uma conta no aplicativo e fazer os exercícios, essa será uma forma de fazer os alunos estudarem, vai estender a educação e ainda será uma forma de avaliação.

Conheça as oportunidades que a tecnologia pode te dar, um professor de português pode pedir para cada aluno ou dividir em grupos e criar um blog para publicar redações. O professor de geografia pode usar o jogo Perguntados para incentivar os alunos a estudarem. As formas de estender a educação fora da sala de aula são muitas, os próprios aplicativos gratuitos que estão relacionados com a educação serão ótimos.

Além disso, também existem vários sites gratuitos sobre educação, eles ajudam tanto os professores como os alunos. Não deixe sua aula chata e monótona, você pode fazer mais, planeje uma aula diferente e use métodos de ensino que transcendem o ambiente escolar.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo