Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Métodos de memorização para arrasar em provas

Métodos de memorização para arrasar em provas

Olá Leitores,

Os concursos públicos estão cada vez mais concorridos, assim como a prova da OAB e os vestibulares, isso quer dizer, passar em qualquer prova, não está fácil para ninguém.

Por isso, estão cada vez mais avançados alguns métodos de memorização, para a pessoa conseguir a tão sonhada vaga, vamos conhecer alguns deles agora.

Sublinhar as partes mais importante

Sabe aquela caneta marca texto, que você sempre zuou o amiguinho que tinha ela, então, está na hora de comprar uma, pois, sublinhar é umas das formas mais eficazes de memorização de um conteúdo.

Isso acontece pois, quando sublinhamos um texto, acabamos inconscientemente, prestando mais atenção nele e com isso nosso cérebro acaba guardando uma parte maior daquelas informações lidas.

Testar a si mesmo

Depois de terminar de ler um texto difícil ou de aprender aquela fórmula matemática impossível, faça cartões com pequenas questões e conceitos e faça essas perguntas diariamente e aí, quando você menos perceber, já vai ter memorizado aquele conteúdo.

Sempre ler e reler um texto

Essa técnica é de suma importância, pois, a nossa primeira leitura sempre vai ser superficial, nunca iremos depreender um conteúdo ao lê-lo pela primeira vez. Por isso, a releitura é umas das técnicas mais simples e eficazes de memorização, por isso, nada de preguiça ao ter que ler aquele textão duas vezes, isso, só vai te ajudar a memoriza-lo com mais facilidade.

Estudar descansado

De nada adianta você ler um texto quando estiver muito cansado, pois, o seu cérebro pouco vai apreender daquele conteúdo e só vai ser perda de tempo, isso acontece porque o cansaço atrapalha o processo de memorização.

O melhor nessas situações, é ir dormir e acordar cedo no outro dia, para, assim, conseguir memorizar melhor aquele conteúdo, assim, além da concentração, a sua vontade de estudar vai acabar sendo maior, pois, ninguém tem vontade de estudar, muito menos quando estamos com sono e acabamos lendo três vezes a mesma frase.

Dormir bem

Pode até parecer estranho, mas, estudos compravam que quando dormimos bem, depois de uma noite de estudo, memorizamos melhor aquele conteúdo do que quando dormimos mal, então, se quiser passar naquela prova, nada de ficar varando a noite estudando, isso, na realidade, só vai te atrapalhar.

Fazer resumos

O resumo é umas das maneiras mais eficientes de se aprender um conteúdo e consequentemente memoriza-lo, pois, quando escrevemos, muito mais do que quando lemos, estamos focados naquela atividade e por isso, nosso nível de memorização cresce muito.

Essas são algumas das melhores técnicas de estudo e memorização existentes atualmente, com elas, o rendimento do aluno ou do candidato sobe progressivamente, pois, com uma melhor memorização, maior são as chances de se passar na prova.

E vocês, já utilizaram algumas dessas técnicas para estudar e aumentar a memorização? Comentem, adoraríamos saber quais são as suas técnicas.

Ate!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo