Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Melhore seu desempenho nos estudos fazendo exercícios físicos

Melhore seu desempenho nos estudos fazendo exercícios físicos

Oi leitores do Canal do Ensino!

A prática de exercícios aeróbicos contribui com as funções cognitivas do aluno, fazendo com que ele apresente um melhor desempenho acadêmico.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, os alunos com boa forma física apresentam melhor desempenho acadêmico. Os resultados completos do trabalho foram divulgados no Encontro anual da Associação Americana de Psicologia, em Orlando.

Para chegar à conclusão de que alunos fisicamente ativos possuem melhor rendimento escolar, os pesquisadores avaliaram 1.211 jovens, de 10 a 15 anos. Os participantes estudavam em cinco escolas diferentes do Texas e tiveram as principais competências analisadas durante o estudo.

Os especialistas da Universidade do Texas consideraram várias características para chegar a um resultado seguro, como rendimento escolar, nível socioeconômico, autoconfiança, prática de exercícios físicos e IMC (Índice de Massa Corporal). Os participantes também foram submetidos a testes para avaliar a capacidade cardiorrespiratória, aeróbica, força, resistência muscular e flexibilidade.

Após relacionar os dados apurados, constatou-se que ter boa capacidade cardiorrespiratória e desempenhar com sucesso as atividades físicas que exigem força, resistência e flexibilidade são fatores que ajudam o indivíduo a apresentar bom desenvolvimento escolar. Desta forma, jovens que se exercitam e não sofrem com os males da obesidade possuem boas chances de se dar bem na escola, principalmente quando se trata de testes de matemática e de interpretação de texto.

Os jovens fisicamente ativos apresentaram resultados positivos na escola, independente do sexo. Segundo os autores da pesquisa, a atividade física contribui com o desempenho acadêmico porque melhora funções cognitivas fundamentais para o aprendizado, ou seja, memória, concentração e organização. A pesquisa também serve de alerta para os pais e escolas, que devem incentivar a criança ou o jovem a praticar atividades aeróbicas.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo