Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » MEC lança 7 cursos grátis pelo Programa Idioma Sem Fronteiras

MEC lança 7 cursos grátis pelo Programa Idioma Sem Fronteiras

Olá Amigos!

E a chamada hoje vai para professores, estudantes, corpo técnico-administrativo de instituições de educação superior e professores de idioma da rede pública da educação básica.

A boa nova é que o Ministério da Educação lançou o programa Idioma Sem Fronteiras que abrange as línguas: inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, alemão, português para estrangeiros e mandarim. São 7 idiomas, além do português para estrangeiros.

O Idioma sem Fronteiras foi elaborado com o objetivo de proporcionar oportunidades de acesso, complementando o já conhecido programa Ciência sem Fronteiras. As ações são sempre voltadas para atender comunidades universitárias brasileiras que passam a receber um número cada vez maior de professores e alunos estrangeiros em seus campus. Para atender tal demanda, são tomadas ações que incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais, além da aplicação de testes de proficiência.

As atividades que compõem o programa são: testes de proficiência e de nivelamento, além de cursos online e presenciais. Para cada idioma, serão publicados editais específicos, contendo os requisitos necessários para a participação dos interessados.

O Programa Idioma Sem Fronteiras não tem nenhum custo ao aluno, é gratuito, bastando ao aluno arcar o pagamento do seu material didático (os livros), o restante é pago pelo governo, pois o programa concede bolsas de estudo a alunos e docentes.

É possível acessar a publicação feita no Diário Oficial da União, Portaria do MEC nº 973/2014, e assim compreender melhor quais são os passos a serem dados para participar dessa iniciativa de fundamental importância para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos de uma forma ou outra com o processo complexo que é o da aprendizagem de outro idioma, pois por vezes, mesmo os professores sentem na pele as dificuldades para desenvolvimento e evolução dessa nova língua, e nada melhor do que um leque amplo de alternativas quando o assunto é aprender!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo