Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Matérias mais populares nas provas de concurso

Matérias mais populares nas provas de concurso

Olá leitores,

Com o início do ano, muitas pessoas começam a realizar os planos para os próximos meses. Um objetivo muito comum entre a maioria dos brasileiros é passar em um concurso público. Fatores como a estabilidade no emprego, bons salários e um cargo no governo atrai a atenção de quem realiza esse tipo de prova.

Porém, diante de tantas vantagens, o número de concorrentes é enorme, e por isso, é necessário muito estudo e dedicação para conseguir uma vaga.

O que estudar para passar no concurso público?

Por onde começar, quais são as matérias mais comuns? Com certeza, todo “concurseiro” iniciante possui essas e outras dúvidas. Claro que o conteúdo depende muito do tipo de concurso, mas existem aquelas matérias que com certeza você deve estudar antes de fazer uma prova.

Elas são conhecidas como as matérias básicas, que são língua portuguesa, raciocínio lógico/matemática, informática, conhecimentos gerais (atualidades), direito constitucional e administrativo.

O conhecimento da língua portuguesa é fundamental, não só gramaticamente falando, mas em termos de coerência e coesão. Para realizar uma boa redação, é muito importante definir o início, desenvolvimento e considerações finais do texto.

Um bom exercício é procurar temas pedidos em concursos passados e fazer essas redações. Ao longo do texto, anote todas as dúvidas e pesquise depois (ou peça ajuda de um professor, no caso dos cursos preparatórios).

Algumas pessoas possuem muita dificuldade com matemática e raciocínio lógico, e ao longo do tempo criam uma “barreira mental”, ou seja, já determinam para si mesmas que nunca vão conseguir aprender.

A dica é procurar aulas no Youtube com professores que saibam explicar de forma lúdica essas questões. Com o tempo, é possível perceber que matemática não é um “bicho de sete cabeças”.

Informática e conhecimentos gerais são requisitos básicos para qualquer profissional qualificado no mercado. Leia jornais, revistas, portais de notícias e até mesmo um pouco de história do Brasil. Procure também obter conhecimentos básicos de Windows e Pacote Office.

As matérias de direito constitucional e administrativo trazem noções de ética e da legislação brasileira. Para quem quer um cargo no setor público, é importante esse tipo de informação. Além dessas matérias básicas, existem alguns conteúdos específicos que também são comuns nos principais concursos públicos:

Áreas Administrativas: Gestão de Pessoas, Arquivologia e assuntos relacionados às relações humanas e recursos materiais.

Área Tribunal/Fiscal: Direito do Trabalho, Direito Civil, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Contabilidade e Economia.

Dicas de estudo para concursos

Criar uma rotina para estudar as matérias é muito importante. Confira abaixo algumas dicas para te ajudar a se organizar nos estudos:

  • Dedique pelo menos 1 hora de estudo por dia
  • Estude através de áudios (de professores ou até mesmo gravados por você)
  • Faça resumos do conteúdo aprendido no dia
  • Separe um tempo na semana para o lazer
  • Faça simulados com provas antigas

Com dedicação e empenho, é possível conquistar a tão sonhada vaga no concurso público. Escolha a aérea de atuação, comece pelas principais matérias e avance pelos outros temas exigidos.

Mantenha o foco nos estudos e boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo