Você está aqui:Home » Livros Grátis » Informática e Internet » Mais de 50 tutoriais grátis sobre programação

Mais de 50 tutoriais grátis sobre programação

Olá leitores,

Estudar programação é sempre produtivo e interessante. Para auxiliar a transformar este conhecimento mais acessível, foi lançada a plataforma online colaborativa Hackr pela equipe Squareboat com tutoriais. Esta plataforma apresenta dezenas de tutoriais de programação.

São apresentados guias sobre Java, Python, Ruby, PHP, entre outros, sendo extensa a lista. E todos os temas disponíveis estão na página inicial, de design minimalista e navegação considerada simples. A indicação é optar por linguagem ou ferramenta para acessar subdiretório dela com lista de links para tutoriais.

Mais uma opção para os usuários é votar em guias, e os mais populares surgem no topo. Hackr também disponibiliza tutoriais para frameworks e plataformas, sendo exemplo Node.js e Meteor.

Existem também dicas para as pessoas que desejam aprender mais acerca do sistema de computação em nuvem da Amazon, acerca de SEO que é otimização para ferramentas de busca, e ainda Growth Hacking.

O funcionamento do Hackr é com base em colaboração. Portanto, o site disponibiliza uma ferramenta para os próprios usuários adicionarem tutoriais que ainda não surge na lista, e desta maneira tornar a plataforma mais rica ainda em relação às referências. Mas, o conteúdo ainda é inteiro em inglês. Para saber mais no site do projeto Hackr, basta clicar aqui.

E o aprendizado de determinada linguagem de programação, ou saber ler um código de certo programa possibilita o desenvolvimento de raciocínio lógico, com criação de nova forma de pensar e ver tudo ao redor, que é fundamental em todos os domínios, em especial na área de exatas.

Porém, este tipo de pensamento é prático em todas as áreas de trabalho, e essencial até para entender o mundo em que se vive, onde a tecnologia é usada sempre, desde as redes sociais, até e-mail, uso do banco, controlando o tráfego. E tudo isso foi realizado por programador, por meio de uma linguagem de programação.

Uma linguagem de programação se resume a uma série de instruções, contendo regras sintáticas e semânticas, estas passadas ao computador para que o processador realize certas funções. Trata-se da ferramenta que os programadores utilizam para codificação das instruções de um programa ou algoritmo de programação.

E estes têm um poder de criação ilimitado, partindo de jogos, aplicativos, sistemas empresariais, editores de texto, sistemas operacionais, podendo haver até linguagens para criar inteligência artificial. E mais um detalhe é que podem ser de baixo nível, ou de médio nível e alto nível.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo