Você está aqui:Home » Enem » Livro digital gratuito explica Régua de Avaliação do Enem

Livro digital gratuito explica Régua de Avaliação do Enem

Olá Leitores,

Material gratuito preparado por startup descreve processo de preparação das provas e explica como Enem pode ser usado como roteiro pelas escolas para melhorar o ensino médio. Para baixar acesse aqui.

A TRI (Teoria de Resposta ao Item) ajudou a transformar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no maior vestibular do Brasil e em um dos maiores do mundo. É ela quem dá a base científica para a régua que serve tanto para selecionar alunos quanto para apontar as deficiências do ensino médio brasileiro.

Mas a TRI ainda permanece desconhecida pelo público diretamente afetado pelo Enem – candidatos, professores e gestores de escolas públicas e privadas. Para explicar como ela é usada e como pode contribuir para melhorar o ensino no País, a Geekie, startup que desenvolve tecnologia para a educação, preparou o ebook gratuito “Uma História da TRI: Entenda a Régua do Enem”, que contou com a contribuição dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Com o ebook, o leitor vai entender todo o minucioso roteiro de preparação das provas do Enem, da elaboração das questões e da triagem pedagógica à atribuição das notas. Esse roteiro é necessário porque no Enem, ao contrário dos vestibulares tradicionais, as questões não são tratadas da mesma forma. Elas são posicionadas em uma régua que vai de zero a mil pontos de acordo com características como grau de dificuldade, poder de discriminar alunos que dominam o conteúdo dos que não dominam e possibilidade de acerto ao acaso. Para entender essas características e posicioná-las na régua, todas as questões são submetidas a grupos selecionados de alunos em pré-testes, alguns deles realizados anos antes da prova oficial.

O uso da régua permite que o Enem seja comparável de ano para ano, fornecendo um diagnóstico preciso da qualidade do ensino médio. Graças à TRI, desde 2009 autoridades da educação, diretores de escola e professores têm à sua disposição um roteiro detalhado do que o estudante brasileiro sabe e, até mais importante que isso, do que nossos alunos não sabem. Esse roteiro é capaz de orientar ações pedagógicas destinadas a atacar as maiores deficiências em cada área de conhecimento, uma possibilidade de uso dos dados do Enem que muitos gestores e professores ainda desconhecem.

Baixe aqui o livro digital sobre avaliação do Enem.

Bons Estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo