Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » Leitura dinâmica: mais informações em menos tempo

Leitura dinâmica: mais informações em menos tempo

Olá Leitores,

É muito comum ver as pessoas reclamarem que o dia deveria ter mais do que 24 horas, pois, muitas vezes, falta tempo para realizar todas as tarefas e atividades, as quais, tínhamos planejado.

Por isso, esse texto vai falar do método de leitura dinâmica, o qual, é o mais adequado para as pessoas com pouco tempo para estudar ou ler algum material.

Vamos conhecer então um pouco mais desse método e como ele funciona.

Aumente a velocidade da sua leitura

Estudos científicos demonstram que um leitor tradicional lê 150 palavras por minuto, com 60% de aproveitamento dessa leitura. Já um leitor dinâmico lê até 800 palavras por minuto, com compreensão de 80% do conteúdo. Mas, a grande questão é, como isso é possível?

Para quem pensa em aprender a fazer uma leitura dinâmica, a boa notícia é que ela não requer nada mais do que treino, técnicas especificas e concentração.

Por isso, qualquer pessoa pode ter uma leitura mais veloz, com melhor entendimento do texto, para isso, basta praticar e aplicar as técnicas corretas, que não são difíceis de serem apreendidas.

Funcionamento da leitura Normal

Mas, antes de darmos as dicas de como ter uma leitura dinâmica, vamos primeiro entender o seu funcionamento. Para entender como é o processo de uma leitura dinâmica, é necessário compreender primeiro o processo mecânico da leitura tradicional, o qual, funciona da seguinte maneira.

A primeira coisa que fazemos, quando lemos, é olhamos fixo para uma palavra, esse passo é chamado de (“fixação”), depois, a reproduzimos oralmente ou mentalmente, esse segundo passo tem o nome de (“subvocalização”). Em um terceiro instante, movemos o olhar para a próxima palavra, esse instante é chamado de (“sacada”) e por fim, no quarto passo, fazemos uma interrupção – de até 0,5 segundo, em média – para processarmos a informação que foi lida, essa etapa é chamada de (“compreensão”).

O grande segredo da leitura dinâmica

Segundo esses passos, a única etapa, a qual, poderia ser eliminada da leitura tradicional, que, teoricamente, não causaria dano para a compreensão do texto, seria a subvocalização, por isso, a leitura dinâmica se basearia em eximir esse passo para uma leitura mais rápida.

Para que isso aconteça, é preciso imprimir um ritmo de leitura tão rápido, que não dê tempo do cérebro sequer repetir a palavra, assim, ganha-se 0,5 segundos por palavra, o que, no final do texto, pode dar alguns minutos.

Técnicas da leitura dinâmica

Para que nossa mente não “repita” a palavra, são usadas algumas técnicas, como o Meta Guiding, na qual, a pessoa segue o texto com uma caneta ou o próprio dedo para guiar os olhos sobre as palavras, assim, a pessoa não corre o risco de se perder no texto e a leitura sai de forma mais natural.

Uma outra técnica é o Skimming, que é a busca por palavras chaves no texto, as quais, podem estar grifadas, sublinhadas, negritadas, enfim, algo que as destaque para os nossos olhos.

Além dessas técnicas, algumas dicas ajudam na leitura dinâmica, como uma postura adequada, com o corpo ereto e sem estar deitado, um ambiente silencioso e uma iluminação adequada.

Tem mais alguma técnica conhecida de leitura dinâmica, compartilhe ela com a gente, adoraríamos aprender.

Boa Leitura.

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo