Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Jogo online grátis ajuda no aprendizado infantil

Jogo online grátis ajuda no aprendizado infantil

Olá leitores!

Lápis, borracha, cartilha e… jogo online. Além dos instrumentos tradicionais usados na alfabetização, crianças cada vez mais estão contando com as novas tecnologias para auxiliar nessa fase de aprendizagem. Uma dessas alternativas é o Ludo Primeiros Passos, um game virtual e gratuito, que foi desenvolvido por dois centros de pesquisa em alta tecnologia, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia, do CNPq, e o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, da Fapesp.

O Ludo Primeiros Passos é uma ferramenta colorida, interativa e dividida em cinco etapas voltadas aos diferentes níveis de alfabetização em que a criança pode estar. De forma lúdica, os alunos são levados, primeiro, a associar os sons a imagens comuns de seu cotidiano, como objetos e frutas. Conforme eles vão avançando no jogo e a dificuldade vai aumentando, eles precisam reconhecer sílabas ou completar palavras. A cada etapa concluída, aumenta-se também o vocabulário trabalhado. “Primeiro, a criança aprende o alfabeto. Depois as sílabas, depois as palavras. O jogo vai estimulando isso”, afirma Elson Longo, pesquisador da Unesp e da UFSCar responsável pela iniciativa.

As crianças podem acessar o jogo de casa ou os professores interessados em aplicar as atividades com seus alunos podem entrar em contato com os organizadores para solicitar, gratuitamente, uma sala virtual. Assim, o alfabetizador consegue acompanhar a evolução e fazer um trabalho individualizado com seus alunos porque tem acesso aos erros e acertos de cada um. “É uma ferramenta de auxílio ao professor”, afirma Longo.

De acordo com o pesquisador, os jogos ainda estão sendo testados e, por enquanto, não há números que comprovem sua eficácia na alfabetização. Preliminarmente, porém, Longo diz que já é possível afirmar que o interesse dos meninos na aula aumenta. “A pior coisa é dizer para a criança que ela tem 15 minutos para ficar no jogo. Com menos de 40 minutos, ela não quer sair”, afirma.

Ainda segundo Longo, além das ferramentas voltadas exclusivamente para ensinar a ler e escrever, o site também reúne jogos que trabalham a ecologia e que acabam prendendo a atenção das crianças. Entre eles, o professor cita um que ensina os conceitos de reciclagem, outro que mostra como combater a dengue e um terceiro que trabalha a preservação da biodiversidade. “Os jogos estimulam a curiosidade e ensinam, desde cedo, noções de sustentabilidade”, afirma.

Antes de desenvolver jogos para crianças em fase de alfabetização ou temáticos, porém, a equipe liderada por Longo havia se envolvido com o ensino médio. O professor conta que tudo começou com um jogo voltado para preparar jovens para o vestibular, mas começou a haver uma demanda de games também para outras séries. Hoje, o Ludo Educa Jogos inclui games com conteúdos de todo o ensino básico que, somados, já tiveram 2,6 milhões de acessos.

Até mais!

Fonte: Porvir

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo