Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Intercâmbio: Onde encontrar bolsas de estudo no exterior?

Intercâmbio: Onde encontrar bolsas de estudo no exterior?

Olá, pessoal!

Estudar fora deve ser muito bom, não é? Conhecer lugares diferentes, pessoas com costumes diversos, vivenciar experiências… Mas aí você fala: é muito caro, e acaba desistindo. Pois não deveria, a solução para você está nas bolsas de estudo no exterior.

São diversas as instituições que dão oportunidades para quem não tem condições financeiras de pagar um intercâmbio. Com determinação e as qualificações certas, dá pra descolar uma ajuda ou bolsa de estudo integral. “Mas onde?”.

Cada pessoas tem suas qualificações e cada curso ou instituição tem suas especificações e você tem que pesquisar cada uma para achar a que mais se adequa ao que você deseja. A lista abaixo já é um começo.

—> Aprenda como Planejar um Intercâmbio do Zero em 3 Semanas <—

Bolsas de estudo no exterior

Pesquise bastante, não só as experiências abaixo como também oportunidades que as universidades oferecem diretamente aos estudantes. Fique sempre atualizado e boa sorte!

DAAD 

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico coordena programas de intercâmbio pra estudantes e pesquisadores brasileiros, divulga as instituições de ensino superior alemãs, promove feiras de estudantes e congressos científicos e realiza palestras e seminários sobre o tema “Estudar na Alemanha”. Eles oferecem bolsas de estudo todo ano, com opções pra graduação, pós e doutorado, além de programas interinstitucionais.

Chevening

Esse é um programa de ótima reputação, com bolsas concedidas anualmente pelo governo do Reino Unido pra “futuros líderes e formadores de opinião” de vários países, entre eles o Brasil. A concorrência é alta e o nível dos candidatos tem que estar de acordo; além disso, as chances aumentam muito se sua área de estudos estiver entre as prioritárias do programa pra aquele ano. Mas vale a pena tentar, porque a bolsa cobre tudo que você precisa – o que não é pouco, considerando os custos de estudar no Reino Unido.

OTS

O Orange Tulip Scholarship (OTS) Brazil concede bolsas de estudo integrais e parciais exclusivamente pra brasileiros que querem estudar na Holanda. Todas as bolsas são para cursos totalmente ministrados em inglês. Existe uma lista de universidades e programas participantes, com cursos de bacharelado completo, último ano da graduação, MBA e mestrado em diversas áreas de estudo.

Grantfinder

O Grantfinder é uma ferramenta de busca on-line que mostra todas as opções de bolsas de estudo disponíveis para estudar na Holanda, permitindo pesquisar com base na sua área de interesse, nível de estudos e nacionalidade. Segundo eles, existem mais de 60 programas de bolsas para brasileiros no país.

Ciência sem Fronteiras

Programa mais famoso de todos. Oferecido pelo governo brasileiro, ele tem chamado atenção principalmente pela graduação sanduíche (em que metade do curso é feito aqui e metado no exterior), mas também tem bolsas pra outros níveis de formação: tecnólogo, desenvolvimento tecnológico, doutorado sanduíche, doutorado pleno, pós-doutorado e mestrado profissional.

Campus France

O Campus France é um serviço oficial de informações sobre os estudos superiores na França, ligado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. Pra quem quer estudar no país, esse site é uma mão na roda: ele tem várias ferramentas de pesquisa com busca por nível, área de estudos e por região geográfica e também ajuda a encontrar um financiamento, além de trazer guias que explicam os procedimentos pra candidatura e pra tirar o visto.

International Scholarships

Esta página reúne oportunidades pra estudantes estrangeiros no Canadá. Atualmente, dois programas tão disponíveis pra brasileiros: o Emerging Leaders in the Americas Program e o Canada-Brazil Awards: Joint Research Projects.

Funding for U.S. Study

O Funding for US Study é um banco de dados de bolsas e ajudas de custo pra quem quer estudar nos Estados Unidos, mantido pelo Institute of International Education (IIE). Lá, você encontra programas disponíveis pra estudantes brasileiros pra vários níveis de estudo e áreas de conhecimento.

Education USA

O EducationUSA é a fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos, com mais de 30 escritórios no Brasil. Eles têm uma página com informações sobre bolsas, mas não têm um sistema de busca muito legal (só dá pra escolher entre graduação e pós).

Instituto Ling

(Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado 11/08/2017)

Esse é um programa bem concorrido, que oferece bolsas de mestrado e pós-graduação pra alunos já aprovados para os cursos de MBA, MPA e LLM em universidades “de primeira linha” no exterior (Programas Start MBA/MPA e LLM Instituto Ling/Gouvêa Vieira), jovens jornalistas indicados por profissionais de renome da imprensa brasileira (Programa Jornalista de Visão), alunos aprovados para um Mestrado em Engenharia na universidade IIT (Programa Masters in Engineering IIT) ou jovens indicados por entidades parceiras para participarem do programa de pós-graduação em liderança Global Competitiveness Leadership Program.

Comissão Fulbright 

O programa oferece bolsas em universidades dos Estados Unidos pra estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais em meio de carreira.

Erasmus Mundus

O programa de mobilidade Erasmus, que faz com que os universitários europeus participem de intercâmbios em outros países da União Europeia, tem uma versão mundial: o Erasmus Mundus. São cursos de mestrado com bolsa em diversas áreas e países. Nesta página tem uma lista dos programas disponíveis pra o ano letivo 2015-2016 (que já não deve ter inscrições abertas) e clicando no link de cada programa você encontra mais informações sobre ele.

Fundación Carolina

A Fundación Carolina tem um dos programas de bolsas mais tradicionais – e competitivos – pra quem quer ir pra Espanha. São bolsas pra pós-graduação, doutorado, mobilidade de professores brasileiros, cursos de verão etc.

Study in Sweden

Nesse site você encontra várias informações úteis sobre como se inscrever pra uma universidade sueca, além de ter acesso a uma página dedicada a diferentes oportunidades de bolsas governamentais, concedidas pelas universidades e de outras instituições mundo afora.

Jovens Embaixadores

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é voltado pra alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Os selecionados participam de um programa de três semanas nos Estados Unidos que inclui passeios e oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico concede bolsas em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação de profissional, tanto no Brasil como no exterior. Fora do país, eles têm bolsas pra graduação sanduíche, doutorado pleno, doutorado sanduíche, pós-doutorado, estágio, treinamentos etc.

Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma agência de fomento do governo federal, oferece bolsas em vários países. Tem opções pra doutorado, doutorado sanduíche, pesquisa pós-doutoral, estágio sênior, entre outros programas.

Fundação Estudar

Oferece bolsas pra brasileiros fazerem graduação, intercâmbio, duplo diploma, mestrado, doutorado ou pós-doutorado no exterior.

Fundação Lemann

A Fundação Lemann oferece bolsas de estudos parciais e integrais em algumas das melhores universidades do mundo, pra pessoas que têm o compromisso de ajudar a mudar o Brasil.

Santander Universidades

O banco Santander tem vários programas: um pra China, outro pra Espanha, outro pra Portugal, outro pra países Ibero-Americanos (específica pra graduação) e outro mais amplo, de bolsas internacionais.

Embaixada da China

A Embaixada da República Popular da China no Brasil disponibiliza bolsas integrais pra brasileiros que queiram cursar graduação, pós ou especialização por lá.

Governo japonês

O Governo Japonês através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) oferece seis tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas. De acordo com o site, as inscrições para as bolsas de Pesquisa, Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes ocorrem anualmente entre abril e junho, e as de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa são em janeiro e fevereiro.

Governo coreano

A Coreia do Sul oferece bolsas de estudos pra estrangeiros que queiram cursar graduação ou pós no país. As bolsas incluem aulas de coreano.

Study in Australia

No site oficial do Governo da Austrália pra estudantes internacionais você pode procurar cursos, instituições de ensino e bolsas de estudo, além de outras informações sobre estudar e viver na Austrália.

New Zeland Aid Programme

O New Zealand Aid Programme oferece bolsas pra pessoas de países “em desenvolvimento” que sejam motivadas a transformar seu país. O Brasil tá contemplado e os níveis de estudo são variados, de graduação a PhD, mas as áreas prioritárias são desenvolvimento agrícola e energias renováveis. Há informações específicas pra América Latina.

Bolsas de estudo no exterior e oportunidades de intercâmbio para todos os gostos. Achou o seu? Então, mãos à obra! Corra atrás do seu sonho.  Ele é muito possível sim.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo