Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Inscrições Fies 2016 vão até dia 29 de janeiro

Inscrições Fies 2016 vão até dia 29 de janeiro

Olá pessoal,

As inscrições para o Fies 2016 vão até dia 29 de janeiro. Estudantes universitários que estudam em instituições privadas de ensino superior e necessitam de financiamento para quitar o valor de suas mensalidades devem acessar o endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/, disponível para realização das inscrições.

Para se inscrever é necessário que o estudante informe o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), crie uma senha pessoal e informe um endereço de e-mail. O endereço de e-mail deve ser válido, pois nele será enviado o link para a ativação do cadastro no Fies 2016.

Quem pode fazer?

Para participar do processo de seleção, o estudante precisa se encaixar nas regras do Fies 2016, que são as seguintes:

  • Não ter concluído curso superior;
  • Ter renda familiar mensal bruta de até dois salários mínimos e meio, por pessoa;
  • Ter participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, tendo atingido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

O programa ainda permite que os estudantes que não participaram do Enem se inscrevam, desde que obedeça a uma das situações:

  • Ter concluído o ensino médio antes de 2010;
  • Ser professor da educação básica, em pleno exercício do cargo em escolas públicas, com interesse em concorrer a financiamentos em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Apenas nesse caso, é permitido participar professores que já concluíram o curso superior.

Como se inscrever no Fies 2016 1º semestre?

Para fazer inscrição no Fies 2016, o candidato precisa efetuar seu cadastro no Fies seleção, acessível no site http://fiesselecao.mec.gov.br/. No primeiro acesso, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento. Assim, o sistema fará uma verificação automática do aproveitamento do candidato no Enem. Caso o participante não tenha feito as provas, por ter concluído o ensino médio antes de 2010, é necessário informar o ano de conclusão escolar. Se o candidato for professor, basta informar a profissão.

Durante o cadastro no Fies 2016, é preciso cadastrar uma senha pessoal, que será utilizada em todo o processo seletivo, além de um endereço de e-mail válido. Após isso, é enviado ao estudante, via e-mail, um link para ativação do cadastro. Feito isso, basta voltar ao site do Fies seleção, clicar no link “Já sou cadastrado” e informar o CPF e a senha.

No novo acesso, o estudante deve informar o CPF de todos os membros da família com idade de até 14 anos, as respectivas datas de nascimento e a renda familiar bruta mensal de cada um dos membros. A inscrição do Fies 2016 é concluída após o estudante escolher um curso e o turno dentre as opções.

Havendo igualdade nas notas dos candidatos de mesmos cursos, os critérios de desempate do Fies 2016 serão os seguintes:

  1. Conclusão do ensino médio em escola pública;
  2. Estudante autodeclarado preto, pardo ou indígena, ou pessoa com deficiência;
  3. Professor de magistério da educação básica da rede pública;
  4. Estudante com menor renda familiar mensal.

O resultado do Fies 2016 será divulgado no site do programa e nas próprias instituições de ensino participantes, no dia 01 de fevereiro, segunda-feira. Na mesma data será aberta a oportunidade da lista de espera, oferecendo oportunidades para aquelas vagas que não forem preenchidas regularmente.

Até logo!

Fonte: Fies2016.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo