Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Impressão 3D: O futuro chegou?

Impressão 3D: O futuro chegou?

Oi pessoal!

Afinal, o que é impressão 3D? É uma tecnologia que permite moldar objetos a partir de polímeros (plástico) por uma máquina (impressora). A forma como esta “impressão” é feita pode variar muito, afinal existem várias tecnologias diferentes no mercado.

Algumas variantes desta tecnologia são: estereolitografia, sinterização seletiva a laser, modelagem por deposição de material fundido, manufatura de objetos em lâminas e outras.

E como esta tecnologia pode afetar nossas vidas?

Atualmente maquetes arquitetônicas já são feitas por este método com grande aceitação. Modelos do corpo humano para estudos também são fabricados com precisão impressionante!

 Próteses como pés, pernas e outras partes do corpo já estão sendo construídas. Atualmente, até mesmo órgãos internos humanos já são impressos para substituição aos naturais que apresentem problemas irreversíveis (bexiga, por exemplo).

Já há também uma empresa americana que está imprimindo um carro!

Num futuro próximo (talvez muito próximo) os fabricantes de brinquedos não fabricarão mais os brinquedos, mas venderão o projeto. Você comprará o projeto e imprimirá o brinquedo em casa para seu filho. Na cor que você quiser. Quebrou um braço do robô? Sem problemas. Basta imprimir novamente o braço e substituí-lo. Perdeu a roda do caminhãozinho? É só imprimi-la de novo e pronto.

Para eletrodomésticos também. Você compra o motor elétrico e algumas outras partes de metal, imprime o corpo do liquidificador; monta o conjunto e pode usá-lo.

Ferramentas para a casa? Imprima-as com um polímero mais resistente, no tamanho que precisar. Cadeira para levar para a piscina ou praia? Sem problema.

Precisa de mobília nova para a casa? Projete-a você mesmo (ou compre um projeto) e imprima-a.

Tudo agora vai depender da tecnologia dos materiais, que deverá desenvolver polímeros mais sofisticados, mais resistentes ao calor e com maior resistência mecânica. Aliás, os materiais poliméricos evoluíram muito nos últimos anos. A fibra de carbono é um exemplo vivo. Estruturas de carros e aviões são feitas com ela e a evolução continua.

No projeto de órgãos humanos, o fator rejeição também deve ser levado em conta.

Entretanto, tudo isso ainda não é uma realidade, principalmente por causa dos preços das impressoras, que ainda são muito elevados. Embora existam impressoras ao preço aproximado de R$ 4.000,00, elas ainda são muito simples e as verdadeiramente potentes custam na faixa de centenas de milhares de dólares.

Mas, como temos acompanhado com os equipamentos de alta tecnologia nas últimas décadas, é só uma questão de tempo (e pouco, alguns anos) para podermos desfrutar desta tecnologia em casa. Aí os antigos filmes de ficção científica serão simples antecipação da realidade.

Um outro uso dos polímeros também é para a construção de músculos. São os polímeros condutores de eletricidade. Com eles próteses de mãos não serão feitas apenas para efeito estético, mas elas também terão movimentos controlados pelo cérebro. Mas isso é assunto para um outro artigo.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo