Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Importância de contar histórias para seu filho

Importância de contar histórias para seu filho

Olá!

A leitura e o contato com os livros são de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças. E não é preciso começar apenas quando seu filho for alfabetizado.

Com a correria do dia a dia, a prática de contar histórias está perdendo cada vez mais espaço. E isso é uma pena porque é ouvindo histórias que a criança adquire o gosto pela leitura, amplia o seu vocabulário e desenvolve a linguagem e o pensamento. Além disso, as histórias também estimulam a atenção e a memória, despertando a sensibilidade e o imaginário e contribuindo para a formação do caráter.

Por esse motivo, reserve um tempinho do seu dia e leia para o seu filho. Seguem algumas dicas de como tornar esse momento mais agradável e instrutivo para todos:

1º Escolha o momento certo:
É importante que nem você nem a criança estejam entretidos em outra atividade. Pergunte ao seu filho se ele quer ouvir uma história. Se ele disser que não, não insista. Esse tem de ser um momento prazeroso para ele.

2º Escolha o livro certo:
Deixe que a criança opine sobre a história que quer ouvir. Se achar que o livro escolhido é muito grande ou tem pouco interesse, proponha-lhe outros até sentir que a sua proposta agrada. Não imponha um livro. Isso pode desestimulá-lo.

3º Escolha o local certo:
Procure um local tranquilo para que a criança não tenha sua atenção desviada. Sente-se junto a ela para que ambos possam ver o livro e as ilustrações.

4º Leia e estimule:
Enquanto estiver lendo, acompanhe com o dedo as linhas do livro. Isso garantirá que a criança preste atenção às palavras, mesmo que não as entenda. Leia com expressão, pronunciando claramente e fazendo pausas. Se a criança já souber ler algumas palavras, incentive-a para que o faça. Enquanto estiver lendo, converse sobre a história e explique alguma situação ou palavra que ela não tenha entendido. Pergunte o que acha que vai acontecer a seguir, pois isso estimula a imaginação e o interesse pela leitura.

5º Identifique a duração certa:
Fique atento aos sinais de cansaço da criança. Interrompa a leitura se ela mostrar desinteresse. Não a force a ouvir a história por mais tempo do que deseja. Se o livro ainda não tiver acabado, interrompa-o e continue depois.

6º Converse depois da leitura:
Quando acabar a leitura, converse sobre a história, sobre as personagens que a criança mais gostou e sobre os pontos que ela achou mais interessante.

E você, tem mais alguma dica? Comente!

Até a próxima!

comentários (1)

  • Bianca

    Manter livros ilustrativos ao alcance das crianças é um outro grande incentivo, e permitir que eles também possam contar histórias , mesmo que faça uma leitura apenas visual, preparar um cantinho de leitura em casa é uma ótima ideia, existe na web várias dicas de cantinho de leitura para todos os gostos.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo