Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Guia de profissões: como escolher a profissão certa?

Guia de profissões: como escolher a profissão certa?

Olá, leitores!

A escolha deve ser pautada nos interesses, habilidades e, claro prioridades de cada um

O início de qualquer carreira é sempre complicado, seja pelas dúvidas, pressão ou falta de experiência. Mas, uma das maiores dificuldades é, na verdade, a escolha da profissão certa.

A pressão é grande e começa ainda no ensino médio, quando nem sempre os estudantes estão preparados. As escolas investem em palestras sobre o mercado de trabalho, em guia de profissões, abrem um leque de opções – são tantas, que confundem até os mais decididos – e aplicam testes vocacionais para ajudar os alunos na escolha.

Apesar dessas situações impostas e de tanto empenho em ajudar as pessoas a definirem uma profissão, não existe uma fórmula mágica que dê o resultado esperado, muito menos uma resposta direta ou certa. E aí, muitas vezes, voltamos ao ponto inicial.

Segundo especialistas, o ideal, é seguir alguns caminhos não muito convencionais e levar em conta a personalidade, foco, hobbies e habilidades de cada um. Além disso, é preciso analisar as necessidades e prioridades, tanto financeira quanto emocional, e não tomar nenhuma decisão com pressa ou por impulso.

Selecionar as áreas que mais agradam, de acordo com os itens citados, também pode ajudar. A pesquisa é a melhor amiga de quem quer descobrir a profissão certa. Por isso, procure incansavelmente na internet e em guias de profissões sobre os cursos que mais tem a ver com os seus interesses e objetivos, procurando a descrição de cada um deles.

Algumas universidades oferecem visitas guiadas, bem como grandes empresas. Esta é uma boa alternativa para entender mais sobre como é a rotina de quem está no mercado e se aquela profissão, de fato, tem a ver com você.

silhuetas-de-pessoas-com-relacao-ao-mercado-de-trabalho

Outra dica importante é ouvir, atentamente, os mais velhos. Os pais podem contribuir para a descoberta contando sobre como as suas escolhas os impactaram positiva e negativamente. Os profissionais, por sua vez, podem dar uma visão mais abrangente sobre o mercado, com informações sobre remuneração, atividades do dia a dia, entre outras.Quanto mais opiniões e informações, mais confiante, decidido e seguro você fica.

Antes de mais nada, é necessário entender que a decisão deve ser sua e somente sua. A escolha nunca deve ser pautada no que é certo ou errado, mas sim no que é melhor para você! Os riscos são inevitáveis quando falamos de futuro, mas até eles devem ser conscientes.

Lembre-se, ainda, que essa é só mais uma etapa e não merece ser transformada em sofrimento. É um momento de descoberta e de ampliação dos horizontes. Por isso, se depois de decidir e começar a cursar a faculdade ou trabalhar na área você descobrir que o que escolheu não é o que você quer, não tenha medo! Afinal, as pessoas mudam de opinião e o mercado de direção. Muitas pessoas optam por profissões totalmente diferentes da inicial simplesmente por não se sentirem felizes ou não se enxergarem em determinada função. Mas isso, só o tempo irá dizer!

Muitos sites podem ajudar também nos testes vocacionais!

Bons estudos e até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo