Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » Gamificação – Como aprender com os games

Gamificação – Como aprender com os games

Olá, pessoal!

Os jogos eletrônicos deixaram de ser uma forma de entretenimento e agora contribuem com o processo de ensino-aprendizagem de pessoas em todo o mundo.

Todo professor experiente sabe que crianças aprendem quando participam de jogos ou quando estão se divertindo com o processo, e conseguem aprender mais rápido nestes meios. Com a expansão tecnológica dos últimos anos, os jogos ganharam destaque, pois permitem ensinar mais e melhor, além de outras vantagens. Veja alguns benefícios da gamificação!

Gamificação e tecnologias educacionais

As novas tecnologias são uma das abordagens mais inovadoras da educação e deram origem à gamificação – ou gamefication, em inglês. Todas as ferramentas e recursos antes usados apenas para divertir estão à disposição das novas tendências educacionais, que não focam apenas em transmitir conteúdo, mas fazer do processo de aprendizagem uma experiência muito mais enriquecedora.

Por muito tempo, pais, professores e educadores viam os jogos eletrônicos com maus olhos – estes eram acusados de incitar a violência e tirar a concentração dos estudantes. Contudo, os especialistas provaram que os games não são determinantes em situações de agressão, mal comportamento ou déficit de atenção, e que estes problemas possuem uma amplitude muito maior. Com isso foram mais além: se nos jogos as crianças conseguem solucionar problemas e podem ainda simular situações de sua realidade, eles podem muito bem permitir o aprendizado.

As empresas utilizam cada vez mais os jogos eletrônicos para motivar seus clientes, capacitar funcionários e expandir a presença da marca, principalmente em meios digitais. Isso foi um impulsionador para que outros segmentos, como a educação, pudessem fazer uso desta novidade.

Para a gamificação se tornar um recurso didático não demorou muito. Jogos colaborativos presenciais já são de certa forma usados em sala de aula por muito tempo. É possível trabalhar com os alunos o espírito de liderança, a competitividade sadia, a colaboração e o trabalho em equipe e a autonomia. O mesmo pode ocorrer com os jogos eletrônicos.

Um dos mais importantes preceitos da gamificação é integrar diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem. Este é um tema muito recorrente entre os educadores de todo o mundo. O indivíduo em qualquer fase de sua vida e a todo momento aprende. E para isso, poderá utilizar as redes sociais, os ambientes de aprendizagem, um blog colaborativo, as buscas livres pelos sites e também através do ambiente dos jogos eletrônicos – há inclusive elementos com os quais o aluno terá contato apenas neste contexto. Pode-se ainda aprender qualquer coisa com os games.

Vantagens da gamificação

gamificacao-na-educacao

Os jogos primam pela concentração. Não é à toa que há jogadores que ficam horas na frente à tela do computador, smartphone, tablet ou da televisão. Além de concentração, o usuário deve ter paciência, capacidade de resolver diferentes problemas (muitas vezes ao mesmo tempo), criar estratégias, buscar parcerias com outros personagens ou usuários e romper os seus limites gradualmente. Se você é professor, sabe que estas competências e habilidades também são importantes para muitas atividades educacionais.

Exemplo de vantagens da gamificação

  • Melhora a capacidade de concentração.
  • Incentiva o aluno a negociar e resolver problemas de vários modos.
  • Faz com que o estudante encontre soluções distintas para todos os tipos de situações.
  • Promove amplamente a criatividade.
  • Estimula desenvolvimento da paciência.
  • Os jogos eletrônicos permitem que os estudantes trabalhem em grupo.
  • Faz com que percebam normas e limites estabelecidos.
  • O aluno ganha mais segurança para encarar os desafios reais.
  • Estimula a competição saudável.
  • O sistema de recompensas proposto pelos jogos, em algumas situações, pode ser cativante para o aluno.
  • O estudante aprende lidar com diferentes tarefas ao mesmo tempo.
  • Há um espaço maior para o feedback.
  • O aluno pode aprender e ensinar dentro da sala de aula ou em qualquer outro ligar que tenha acesso ao jogo eletrônico.

Os métodos tradicionais de ensino cada vez mais perdem espaço para as novas abordagens e os novos recursos educacionais. A nova geração é caracterizada pelo uso frequente de dispositivos tecnológicos. Logo, a gamificação traz soluções interessantes para combater a desmotivação e para expandir o processo de ensino-aprendizagem.

E você, utiliza os jogos eletrônicos na educação? Comente!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo