Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » Game gratuito ajuda jovens a economizar dinheiro

Game gratuito ajuda jovens a economizar dinheiro

Olá pessoal!

Fazer contas, controlar os gastos, finanças… para a maioria das pessoas um monte de coisa chata. Mas saber educação financeira é importante para todas as idades, e já deve começar na infância. Que tal um game gratuito para facilitar as coisas?

Uma das dificuldades nesse quesito é que muitas pessoas associam a educação financeira a complexas operações matemáticas, mas não é bem assim. A administração de rendimentos pode se tornar um hábito simples e objetivo.

Pensando nisso, a empresa catarinense Oficina da Inovação desenvolveu o game Mesadinha, que tem o objetivo de despertar o interesse de alunos do ensino fundamental e médio pelo tema. Com elementos que se aproximam da realidade do jovem, o jogo gratuito permite que os estudantes tenham mais conhecimento sobre o universo financeiro e consigam fazer o controle mensal de suas despesas.

Sobre o Game

O jogo é como uma batalha entre o exército dos gastos e o exército da economia. Com soldados espalhados por um mapa, os estudantes colocam suas receitas e despesas mensais, como receber a mesada dos pais ou usar o dinheiro para alimentação, diversão e contas de celular. Conforme eles lançam um gasto, os soldados vermelhos avançam pelos territórios de maneira proporcional à despesa. Ao acrescentar um pagamento, é a vez do exército verde tomar conta do espaço.

Além de visualizar os ganhos e gastos no formato de um mapa, o Mesadinha também oferece a possibilidade de analisar as informações em uma planilha, com a descrição detalhada dos lançamentos, e um gráfico, que informa as áreas que o adolescente gasta mais dinheiro.

educacao-financeira-infantil

Segundo Elvis Tolotti, idealizador do Mesadinha, a ideia era quebrar o preconceito com os números e utilizar a aparência de um game para fazer com que os alunos tenham mais contato com a educação financeira: “A gente percebeu que no mercado existiam diversos programas e aplicativos voltados para adultos, mas não tinha nada direcionado para os mais novos”.

Para incentivar ainda mais os adolescentes, o jogo oferece a opção de cadastrar um objetivo. Se o jogador pretende comprar um videogame novo, por exemplo, ele insere o valor do produto e em quantos meses deseja juntar o dinheiro. Todas as vezes que consegue economizar uma quantia, ele tem acesso a uma barra que informa a porcentagem de quanto falta para conseguir atingir o seu objetivo.

De acordo com Tollotti, “quando um jovem tem contato com a educação financeira desde cedo, ele aprende a valorizar o dinheiro que recebe”. E ainda completa: “O jovem que tem uma cultura financeira não vai consumir tudo. Ele vai poupar recursos e analisar qual é o melhor momento para comprar. Isso ajuda a diminuir a inflação”.

Educação financeira nas escolas

Tolotti disse que o Mesadinha já foi utilizado em algumas atividades pontuais em escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O jogo pode agregar conteúdos como matemática básica, matemática financeira, porcentagem, razão e proporção. Com uma tecnologia que se adapta ao tamanho da tela de qualquer dispositivo, além de contar com os equipamentos da escola, os estudantes também podem acessar o game pelo próprio celular ou tablet. O único pré-requisito é ter acesso à internet.

Para auxiliar os professores que desejam trabalhar o tema em sala de aula, o jogo oferece um guia que explica possíveis aplicações e abordagens dos recursos do Mesadinha no ensino de educação financeira, incluindo suas abrangências e interdisciplinaridades. O material está disponível online. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado 11/08/2017)

Dica de game gratuito para ajudar nas finanças, agora é só começar a economizar!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo