Você está aqui:Home » Dicas » Eventos e Palestras » Fórum Interdisciplinar sobre Formação Docente com Tecnologias

Fórum Interdisciplinar sobre Formação Docente com Tecnologias

Olá leitores do Canal do Ensino!

Será realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2014 o Fórum Interdisciplinar sobre Formação Docente com Tecnologias, organizado pelo Programa Onda Digital. O evento, com apoio do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e do Colegiado do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contará com atividades que envolvem palestras, oficinas de tecnologia educacional para professores, mesas-redondas, todas voltadas a professores e estudantes da educação básica e superior interessados em Tecnologia Educacional e sua apropriação docente.

Durante os dois dias de evento serão possíveis momentos de disseminação do uso de tecnologias digitais (livres) na Educação, apresentando recursos, técnicas e mecanismos que possibilitem a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na atuação e na formação dos professores, como mecanismo de inovação tecnológica no ensino. Espera-se promover discussões sobre inovação tecnológica na educação e inclusão digital por meio das TDIC.

De acordo com um dos idealizadores do evento, professor Ecivaldo Matos, o Fórum pretende ampliar o debate e a pesquisa sobre novas formas de produzir e utilizar as TDIC com propósitos educacionais, visando apoiar processos individuais e coletivos de aprendizagem e construção de conhecimento. “Esperamos reunir aproximadamente 100 pessoas para discussão do tema, como painéis, relatos de experiências, apresentação de ferramentas para tratar questões importantes que tangenciam a inovação tecnológica em educação, como políticas de incentivo ao uso de TDIC em educação, MOOC (Massive Online Open Courses), Novas tecnologias na educação básica, formação docente em computação, entre outros temas”. Conclui Prof. Ecivaldo.

Novas Tecnologias nas mãos dos professores

Diante do contexto atual de uso de tecnologias digitais no processo de formação do educando, auxiliando na práxis pedagógica e na relação aluno-professor, faz-se necessário que sejam realizadas ações que proporcionem apresentação das estratégias que estão sendo utilizadas para implantação das TDIC em prol da educação, fomentando assim o debate e a discussão sobre os desafios, potencialidades e efeitos dessas ferramentas dentro e fora da sala de aula. Além disso, a realização deste evento proporcionará qualificação docente colaborando também para mudança de paradigma presente no cenário atual. O foco será a relação ao papel do professor no processo de ensino-aprendizagem frente às novas tecnologias digitais.

Detalhes do evento:

Local: Auditório do Instituto de Matemática – UFBA – Salvador – Bahia
Período: 27 a 28 de novembro de 2014
Público Alvo: Professores da educação superior e educação básica, estudantes de licenciatura e pesquisadores
Certificados: Estarão disponíveis no site a partir de 08 de dezembro de 2014
Site: www.forumondadigital.ufba.br/
Maiores informações: ondadigital@ufba.br

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo