Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Fatores que auxiliam na aprendizagem dos filhos

Fatores que auxiliam na aprendizagem dos filhos

Olá leitores,

Os pais e responsáveis da educação dos filhos são indivíduos bastante ocupados, com muitas responsabilidades, tarefas de casa, emprego fora de casa, mas por mais ocupados que possam estar, há várias dicas simples possíveis de realizar, em relação à aprendizagem da criança, sem atrapalhar tarefas corriqueiras.

São atividades para processo cognitivo, que vão ajudar as crianças pequenas no preparo para vivenciar a escola e a vida. Estas pequenas atividades apresentam grande efeito. A grande parte das dicas custa pouco ou nada, e podem ser realizadas sem mudar o ritmo da rotina diária da casa.

O primeiro fator é, sem dúvida, escutar as crianças e dar mais atenção aos problemas delas, e descobrir os traços fortes de temperamento, trabalhar esta situação na casa antes do contato com as pessoas do ambiente exterior.

A atenção dada aos filhos pelos pais e educadores representa além do amor e cuidado especiais, a definição de auto-estima que é tão importante para o desenvolvimento e aprendizado da criança.

E a leitura com os pequenos é fundamental para educação, e ainda contar histórias da família. É interessante limitar o tempo para televisão ou computador entre os pequenos, e dispor sempre de livros e mais materiais de leitura espalhados pelo ambiente na casa.

Mais um fator positivo é auxiliar as crianças a encontrar as palavras difíceis no dicionário. E também motivar ao uso e consulta de Enciclopédia, em substituição a pegar tudo pronto.

É muito bom compartilhar histórias, canções e poemas prediletos com as crianças. E levá-las para biblioteca para que adquiram seu próprio cartão de acesso às obras, e também levar para museus e locais históricos da cidade, sempre que for possível.

Mais uma dica é discutir novidades diárias e fatos interessantes com os filhos. E explorar situações aprendendo com eles acerca de animais, história, entre outros assuntos.

É positivo achar um local de sossego para os pequenos estudarem, e fazer sempre revisão em tarefas de casa. É importante manter sempre contato com os professores dos filhos, e saber quais são os amigos da criança, e o que fazem ou aprendem fora de casa.

As dicas apresentadas são muito simples, mas não há dúvida de que o efeito é compensador. O segredo de várias situações está na simplicidade. A trajetória para ter sucesso na escola inicia muito cedo. Através da boa saúde, relacionamentos e chances para aprendizagem de tudo, há auxílio para preparo da base da criança nos primeiros passos da vida de sucesso.

Boa Sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo