Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Exercício diário para melhorar a pronúncia em inglês

Exercício diário para melhorar a pronúncia em inglês

Olá leitores,

Quando nos propomos a aprender um novo idioma, encontramos inúmeras dificuldades pela frente. Uma delas diz respeito à fala. Pessoas nativas de outras línguas possuem hábitos diferentes na hora de se comunicar – a velocidade e entonação são distintos, por exemplo, e até mesmo a forma de mexer a boca é outra.

Para não passar vergonha na hora de falar outro idioma, professores de língua costumam passar aos alunos um exercício bem simples, mas supervalioso.

Para fazer a atividade, é preciso selecionar um texto em inglês (ou em qualquer outro idioma que você esteja aprendendo), de tamanho relativamente curto. Pode ser um conto, uma notícia, uma reportagem de revista ou, até mesmo, um trecho de um livro. O importante é que a leitura dure cerca de 10 minutos e, de preferência, aborde um tema de seu interesse, para que o exercício seja mais prazeroso.

Depois de selecionar o material de leitura, parta para a parte prática: ler o texto em voz alta. Mas não de qualquer maneira! É importante lê-lo bem devagar e pronunciar cada sílaba de forma clara, abrindo bem a boca. A ideia é que o aluno comece a se familiarizar com os movimentos labiais feitos pelos nativos daquele idioma para que, aos poucos, eles se tornem naturais na hora de falar.

Se estiver fazendo o exercício de forma correta, após alguns minutos, é muito provável que sua boca comece a ficar dolorida. Afinal, são músculos que você não está acostumado a usar no dia a dia. Se isso acontecer, comemore – e pare um pouco para descansar. Aproveite e use o momento de pausa para alongar a boca, fazendo movimentos para cima e para baixo e, também, para a esquerda e para a direita. Depois, volte ao exercício e leia por mais 5 ou 10 minutos.

Segundo os professores de idioma, trata-se de uma ótima atividade para melhorar a pronúncia, mas lembre-se: já dizia o ditado, é a prática que leva a perfeição. Por isso, é importante fazer o exercício todos os dias.

Bom treinamento!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo