Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » Estude se divertindo com esta dica de site

Estude se divertindo com esta dica de site

Olá leitores do Canal do Ensino!

Entre as diversas técnicas existentes para estudar, você já tentou estudar se divertindo? Ou melhor, jogando? Pois essa é a proposta do site Estude Jogando: oferecer uma maneira menos tediosa e mais divertida de estudar.

Como uma das grandes dificuldades na hora de ensinar as crianças e adolescentes é prender a atenção e concentração dos estudantes, essa pode ser uma boa solução.

Educação e entretenimento

O site Estude Jogando tem como objetivo educar de forma interativa através de jogos seguindo o conceito de Edutainment (Educação + Entretenimento).

Edutainment, que em português significa entretenimento educacional, é todo conteúdo designado para educar e divertir contendo um alto valor tanto educativo quanto de entretenimento. Pode-se afirmar que entretenimento educacional já existe há muito tempo na forma de parábolas e fábulas. As formas modernas incluem produções de televisão, filmes, peças de museu, e software de computador que utilizam o entretenimento para atrair e manter uma audiência, com a incorporação de conteúdos educativos.

Atualmente, os estudantes estão mais familiarizados com tecnologia e jogos do que qualquer outra coisa e tem um grande interesse por um aprendizado mais ativo. Existe uma grande variedade de possibilidades para atender essa nova demanda em sala de aula. Mas isso depende também da criatividade dos professores em encontrar maneiras de transformar até mesmo games mais simples em algo produtivo para o ensino.

Site Estude Jogando

O site Estude Jogando apresenta apenas jogos gratuitos. Basta fazer um cadastro para poder jogar. Os assuntos abordados incluem matérias do ensino fundamental e médio com foco no ENEM e nos jogos. Os games são preparados buscando estimular a capacidade do aluno de aprender com a exploração; o aprendizado com o erro; a vontade de superar desafios; buscar as respostas e soluções com as ferramentas disponíveis no ambiente do jogo. Cada matéria do site é dividida em 3 partes: teoria, prática e debate.

  • Teoria: abordagem teórica sobre o assunto, com textos e ilustrações, buscando explicar de forma clara, objetiva e agradável.
  • Prática: jogos interativos que transmitem o conteúdo através de um ambiente virtual.
  • Debate: área destinada aos estudantes, para que possam interagir e aprender mais sobre o assunto junto com os colegas.

Assista ao vídeo e entenda melhor como estudar se divertindo:

Fica a dica para estudantes e professores incluírem o Estude Jogando no ensino como estímulo ao aprendizado aliado à diversão.

Boas aulas!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo