Você está aqui:Home » Dicas » Ensino a Distância - EAD » Estudar à distância vale a pena?

Estudar à distância vale a pena?

Ola estudantes!

A maioria das pessoas possui uma rotina intensa de atividades. Por causa disso, muitos reclamam da falta de tempo para estudar do modo convencional, o que significa ter de ir até um local todos os dias ou em alguns dias na semana. Devido a isso, estudar à distância tornou-se parte da sociedade, mas será que isso vale a pena?

Estudar à distância vale a pena, mas não é o tipo de estudo que dá certo para todos. Um fator essencial para que os estudos à distância valham a pena é o compromisso. Deixar as coisas correrem soltas por não estar em uma sala de aula física é bastante perigoso.

Se um aluno não estiver totalmente envolvido com os estudos não entenderá que, mesmo sendo à distância, é preciso respeito ao tempo destinado à compreensão das matérias. O grau de cobrança da realização das tarefas é bem menor e isso só aumenta a necessidade de comprometimento: o aluno é o seu próprio fiscal.

Tempo de estudo não é tempo de lazer

Confundir a hora de estudar com a hora de fazer outras coisas apenas pelo estudo ser à distância é um risco que as pessoas correm e que fazem com que essa modalidade deixe de valer a pena. Uma maneira de deixar a distinção bem clara é preparar um horário no qual o período de estudos está destacado.

Quando se começa a estudar, todas as coisas alheias devem ser excluídas: acesso aos e-mails, às redes sociais, ao telefone e a qualquer outra coisa que não seja necessária. Se a aula fosse presencial, seria preciso dedicar toda a atenção. Por que com a educação à distância seria diferente? É preciso colocar a educação à distância no mesmo degrau que a presencial para que essa escolha valha a pena.

desenho-com-itens-relacionados-a-internet

Principal facilidade da educação remota

Esse tipo de estudo é realizado através de dispositivos como computadores, smartphones e tablets, o que significa acesso de qualquer lugar onde seja possível usar a Internet. Não precisar ir até a instituição de ensino depois de um dia cansativo, no frio ou na chuva é, sem dúvida, algo que faz valer a pena estudar à distância.

Dentro de casa a comodidade permanece: não é preciso se arrumar, pode-se estudar do sofá, da cama, da cozinha e até do banheiro. O fato de não ser necessário encontrar com outras pessoas é algo que eleva muito o grau de liberdade que as pessoas têm.

O polo presencial: ir até ele é uma realidade

A educação à distância só vale a pena se for organizada de forma realista e englobar a necessidade de ir ao polo presencial nos dias estipulados pela instituição. Os cursos, geralmente, não são totalmente à distância. Por isso, começar a estudar e não separar na agenda um período para ir ao polo é um grande erro que faz com que o estudo nesse estilo seja perdido. Portanto separamos 24 sites que possibilitam um bom ensino à distância.

Bons estudos e até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo