Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Estudantes: como dormir mais e organizar o seu tempo

Estudantes: como dormir mais e organizar o seu tempo

Olá leitores do Canal do Ensino,

O sono está diretamente ligado ao sucesso acadêmico e profissional. Por isso é essencial saber organizar seu tempo e dormir corretamente. Confira dicas para ajudá-lo a dormir mais.

Cada vez mais pesquisas mostram que há uma ligação direta entre dormir e o sucesso acadêmico. De acordo com um estudo de Mary Carskadon, especialista do sono, os jovens deveriam ter mais de nove horas se sono todas as noites. Isso é uma ótima sugestão, mas será possível?

O estudo sugere que a biologia pode ser a causa da falta de descanso entre os adolescentes. O tempo interno deles é ligeiramente diferente durante os anos da adolescência, e dormir tarde da noite faz parte do crescimento. A falta de sono faz com que seja mais difícil de concentrar na escola, especialmente nas aulas durante a manhã.

Estudos sobre o sono e a memória:

Nossa habilidade de lembrança está relacionada com nossa capacidade de aprendizagem, e há muitos estudos sobre o sono e seus efeitos sobre a memória, aprendizado e retenção de informação. Essas pesquisas sugerem que bons hábitos de sono são essenciais para boas rotinas de estudo.

Um estudo sobre as linguagens de aprendizado mostra que é bom estudar logo antes de ir dormir por que “o sono promove o aprendizado de certos tipos de memória perceptiva”. Em outras palavras, o sono ajuda os estudantes a armazenar memórias que serão retidas e relembradas no dia seguinte.

Outro estudo demonstra que o sono fortalece a memória, de forma que ela se torna clara e resistente à interferências e distrações. Uma pesquisa feita em 1999 sugere que as informações se solidificam em nosso cérebro enquanto dormimos. Todos esses estudos mostram que o sono é importante, mas também sugerem que pode ser muito útil estudar logo antes de dormir.

O que fazer para evitar a falta de sono?

Desligar a TV durante a noite

Alguns adolescentes dormem com as televisões ligadas, e outros estão tão acostumados ao barulho que eles pensam ser impossível dormir sem ele. Mas isso não é verdade! O barulho e as luzes irão apenas privá-lo de um sono tranqüilo. Se você pode lembrar-se de alguma coisa que ouviu enquanto dormia, é um sinal de que não está dormindo bem.

Não beba cafeína

Reduza o consumo de bebidas com cafeína e troque por algo mais saudável, como água. Se isso é muito difícil, pelo menos tente uma versão sem cafeína da sua bebida favorita.

Limite suas atividades

Isso é difícil de ser feito, mas tente limitar suas atividades extracurriculares. Defina de uma vez quais são suas prioridades e foque na sua performance escolar e rendimento. Algumas vezes decisões difíceis precisam ser tomadas.

Não pense muito antes de dormir

Se você tem tarefas de matemática ou física, não deixe para fazê-las a noite. É mais difícil relaxar e dormir quando sua mente está ocupada com problemas de raciocínio. O mesmo vale para vídeo games.

Desligue seu celular

O que é tão importante que não pode esperar até amanhã? A não ser que você tenha uma razão muito boa, desligue-o e descanse.

Controle o tempo

Geralmente os estudantes têm ótimas intenções, mais outras tarefas os mantém acorda noite após noite. Isso acontece por que os adolescentes precisam desenvolver um senso de gerenciamento de tempo e comprimento das tarefas.

Fonte: Universia Brasil

Um abraço e até a próxima

Divulgue este artigo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo