Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Estágio: Ganho de Experiência ou Atrapalha os Estudos?

Estágio: Ganho de Experiência ou Atrapalha os Estudos?

Olá leitores,

O estágio ajuda a ganhar experiência ou atrapalha os estudos? A escolha pode até ser difícil no começo. Dizem que a faculdade é uma das fases mais importantes da nossa vida, afinal ela é a primeira escolha séria que fazemos, aquela que talvez levamos para a vida inteira – nossa profissão.

Não é fácil pensar que entre os dezesseis e dezessete anos já temos que escolher qual profissão seguir, mas só quando entramos realmente na universidade que vemos que tudo ao nosso redor mudou, são novos amigos, novos professores, novas matérias e agora até um emprego.

Está na hora de ingressar no mercado de trabalho e um estágio pode te ajudar a conseguir o seu emprego dos sonhos!

O que é um estágio?

Estágios são empregos temporários, no qual, as empresas delegam cargos de áreas especificas aos estudantes. Geralmente há um contrato que explicará todas as funções do estudante, que serão acompanhadas por um gestor. Por exemplo, se você cursa administração terá funções que já aprende no seu currículo de matérias.

Os estágios podem ser remunerados, ou seja, o estudante recebe um salário pelas suas obrigações, ou não – remunerados esse caso as empresas oferecem apenas a experiência e há também os estágios obrigatórios, quando você precisa deles para se formar.

Todos devem ser levados em conta, não pense apenas no salário ou comodidade.

Por que você deve procurar um estágio?

Algumas áreas são bem amplas e com os estágios dá para ter uma prévia de todas funções da profissão escolhida e adquirir experiência. É a oportunidade de conhecer na prática o dia a dia do seu próprio futuro e até ver se é isso que você realmente quer.

Se você acabou de entrar na faculdade e tem medo que o estágio atrapalhe seus estudos, temos uma dica: NÃO TENHA MEDO!

É na faculdade que começamos a entender o que é a vida de gente grande e isso envolve mais responsabilidades.

É importante saber que as empresas que contratam estagiários tem regras mais flexíveis aos estudantes; são de quatro à seis horas de expediente de trabalho por dia, geralmente em época de provas há dispensas e todas as funções são avaliadas por um gestor já formado na área – o que envolve muitas dicas e troca de experiências por quem já passou por tudo que você está passando e essas trocas ajudam muito quando estamos formando nosso caminho.

Além de todas as vantagens citadas acima, há muitos estagiários que são efetivados depois de anos de trabalho em uma empresa. Ou seja, o estágio passa a introduzir o estudante no mercado de trabalho.

Então procure um estágio ideal para você, seja na central de estágios da sua faculdade ou em alguns sites especializados em busca de emprego. Comece uma nova etapa com o pé direito e dando um passo na sua independência.

Os estágios são apenas o começo da estrada que você está trilhando, então não tenha medo de começar.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo