Você está aqui:Home » Dicas » Eventos e Palestras » Especialistas discutem o Fenômeno Global da EaD em mesa redonda, na 20ª Educar/Educador

Especialistas discutem o Fenômeno Global da EaD em mesa redonda, na 20ª Educar/Educador

Oi pessoal!

Por Brisa Teixeira 

O crescimento e o alcance da Educação a Distância (EaD) tornou-se um dos objetos de grande preocupação de pesquisadores e formadores de opinião, especialmente de educadores, dada a transformação que essa modalidade de ensino vem influenciando e modificando as novas formas de ensinar e aprender.

Dependendo do perfil do aluno, as expectativas de ensino-aprendizagem são superadas, pois o aluno desenvolve sua autonomia na busca do conhecimento e avança em relação aos seus estudos. Os alunos formados a distância concorrem igualmente com alunos de cursos presenciais e isso é um bom indício, pois quebra alguns paradigmas demonstrando o crescimento e reconhecimento desta modalidade.

A sociedade já percebeu que o aluno que estuda a distância é, muitas vezes, mais dedicado do que os alunos que optam por cursos presenciais. E isso se reflete no próprio desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), já que os alunos da EaD tiveram notas mais altas do que os alunos da educação presencial.

Entre as vantagens do ensino a distância, algumas se sobresaem:

  • A flexibilidade beneficia quem já é um profissional e não tem horário disponível ou para mães ou pais, que não necessitam se ausentar de casa todos os dias ou noites para estudar;
  • As tecnologias adequadas conseguem levar o conhecimento para espaços geográficos distantes e isolados;
  • Redução de custos, normalmente um curso feito a distância é de 40% a 75% mais barato que o curso presencial;
  • O aluno pode escolher o seu próprio ritmo de estudos;
  • Não há necessidade do deslocamento para ir até a instituição que ministra o curso;
  • Independência na escolha dos horários a serem dedicados ao estudo;
  • Inclusão social – pessoas portadoras de determinadas deficiências estão tendo chances de acesso à educação;
  • Possibilidade de assistir a mesma aula mais de uma vez para fixar o conteúdo.

Em meio à polêmica que gera a Educação a Distância, assim como os desafios que são colocados à prova para conquistar a sua valorização no meio educacional, faz-se necessário colocar em discussão o tema da Educação a Distância na busca de sua credibilidade e na quebra de paradigmas nesta nova forma de ensinar e aprender. Seriedade, eficiência e eficácia já existem em muitos cursos de EaD, no entanto, ainda há o preconceito e falta o reconhecimento da própria sociedade.

Pensando na importância de colocar em debate a temática da Educação a Distância, a Futuro Eventos convidou especialistas no assunto para participar, durante a 20ª Educar/Educar, da mesa redonda “Fenômeno Global: EaD e o Estímulo que Causa à Educação Continuada. Ação Fundamental no Atual Mercado Competitivo”, que ocorrerá no dia 23, das 8h30 às 10h.

Mediada pela jornalista e educadora Brisa Teixeira, a mesa será composta por Maria Alice Carraturi, colaboradora no projeto de educação a distância e Mídias Digitais da Universidade de São Paulo – USP; Cassandra Amidani, autora de materiais, designer educacional, tutora, consultora em educação e sócia diretora da empresa Saber EaD Cursos; Cleunice de Matos Rehem, professora autora em cursos a distância para 23 países ibero-americanos pela OEI/UNED e atual coordenadora geral de regulação da educação superior a distância (MEC, 2012) e Jorge Bernardi, vice-reitor do Centro Universitário Internacional Uninter.

Não perca o evento!

Obs: (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 07/12/2015)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo