Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Entenda a origem da vida com um curso grátis da USP

Entenda a origem da vida com um curso grátis da USP

Olá, leitores!

Aprender sobre coisas novas é algo que deve interessar a todos, principalmente se o ensino for totalmente gratuito. Para os que se interessam pelo contexto cósmico ou simplesmente têm vontade de saber um pouco mais sobre a origem da vida, a USP oferece uma ótima oportunidade para a população. A universidade possui uma enorme lista com cursos online em que não é preciso ser matriculado na instituição ou pagar qualquer taxa para ter acesso aos conteúdos. Basta se inscrever e começar a aprender. Além disso, não é exigido nenhum pré-requisito, todos são bem vindos. Portanto, se você está interessado a saber um pouco mais sobre a origem do mundo em que vivemos, voltando a um passado extremamente distante, essa é a usa oportunidade.

Os cursos são ministrados pelos professores de astrobiologia Augusto Damineli, Elysandra Figueredo Cypriano e Rodrigo de Souza. Se você está curioso e quer responder perguntas como: estamos sozinhos no universo, existe vida extraterrestre, de onde viemos e como nos formamos, essa é uma oportunidade imperdível.

Sobre o curso da origem da vida

Apresentado com o nome “Origens da vida no contexto cósmico“, o curso foi desenvolvido em 2015 em parceria entre USP e Unicamp, no Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. As aulas duram cerca de quatro semanas e têm o objetivo de apresentar os mais recentes avanços e descobertas científicas feitas sobre a compreensão da origem da vida. Todo o conteúdo é dado de uma forma bastante dinâmica, fazendo com que mesmo aqueles que não são da área consigam entender as explicações facilmente.

Em um formato multidisciplinar, o curso tenta levar à compreensão dos aspectos que envolvem a criação da vida, o surgimento da Terra e a possibilidade de existir seres vivos em outros planetas. Você vai ficar impressionado com as descobertas, além de aprender, de um modo bem simples, um pouco mais sobre os métodos de pesquisa utilizados para que elas fossem feitas.

O conteúdo do curso

Com duração de quatro semanas, o curso também é dividido no mesmo número de módulos, em que são abordados aspectos relacionados ao tema como curiosidades, conceitos, tecnologia, história, além da visão de diversos especialistas que comentam as pesquisas realizadas. Na primeira semana, a busca pela compreensão da origem da vida é tratada de uma forma mais ampla, para que o estudante consiga compreender melhor os conceitos e identificar as pesquisas e métodos utilizados pelos cientistas. Em resumo, nesse momento são apresentadas as duas grandes teorias que os homens mais utilizam que é o evolucionismo e o criacionismo.

Já no segundo módulo, são exploradas questões um pouco mais específicas sobre o sistema planetário e os vários tipos de vida que são encontrados na Terra. A formação dos planetas, rochas, gases e outros materiais ajudam a compreender quais são as características de um sistema solar e, consequentemente, quais são os pré-requisitos para que eles existam.

Na terceira semana é feita uma tentativa de reconstrução da história da Terra, com todas as informações que já foram comprovadas, sendo complementadas por algumas hipóteses de como se deu o seu surgimento. Enquanto na etapa final é explorada a procura de vida fora da Terra, citando o que é necessário para que ela se forme e se desenvolva, além do que é usado na tentativa de encontrá-la.

Se interessou? Tudo que você precisa fazer é clicar aqui para se inscrever e começar a aprender agora mesmo! Aproveite a dica e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo