Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Ensino médio: Conheça e aprenda sobre a lei de Joule

Ensino médio: Conheça e aprenda sobre a lei de Joule

Olá, leitores!

Matéria complicada é essa tal de física, os alunos do ensino médio morrem de medo dela e, por isso, tem muitas dificuldades. Mas não precisa ser assim, a física é como qualquer outra matéria, se você se esforçar, dedicar e estudar pra valer, vai conseguir aprender e passar de ano muito bem.

Para dar uma força vamos falar um pouco sobre a lei de Joule, seu professor já falou sobre ela na sala de aula? Essa lei é tão importante quanto as leis de Newton. 

O que é a Lei de Joule?

É uma lei física, como já deve saber, ela expressa a relação entre o calor gerado e a corrente elétrica que percorre o condutor em determinado tempo. Para entender melhor vamos dar um exemplo bem simples com as lâmpadas incandescentes, aquelas lâmpadas mais antigas possuem um filamento dentro delas que, quando ligada, um brilho muito forte é liberado. Esse brilho é uma parte da energia elétrica sendo transformada em energia luminosa.

Isso quer dizer que, quando uma corrente elétrica passa por um condutor elétrico e esse se aquece, emitindo calor, acontece o fenômeno de joule. Portanto, a Lei de Joule é o efeito térmico que é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores. Quem estudou esse acontecimento foi James Prescott Joule, por isso o nome Lei Joule ou apenas efeito joule.  

Como tudo na física tem a teoria, mas também tem a prática, não podíamos ficar sem o famoso cálculo, por isso existe uma equação para definir o efeito térmico.

A equação é Q = I² . R . t

Q é o calor gerado por uma corrente constante que percorre uma determinada área;
I é a corrente elétrica;
R é a resistência elétrica do condutor.
t é a duração que a corrente elétrica percorreu ao condutor.

Porque devo aprender?

lampada

Tem matéria que estudamos no ensino médio que ficamos nos perguntando, porque aprender isso? Quando vou usar isso na minha vida? A verdade é que existem muitas vantagens em aprender sobre a Lei de Joule, primeiro você precisa saber para passar na matéria, se você não aprender conceitos importantes da física não vai conseguir fazer uma boa prova.

Segundo é que você também precisa saber essa lei para prestar o vestibular e fazer a famosa prova do Enem, essa é uma das matérias cobradas na prova e você precisa ficar atento, saber como funciona e como usa a equação. Cada acerto em uma prova de vestibular conta muito, você precisa se preparar muito bem para fazer uma boa prova e conseguir passar.

O terceiro motivo para você aprender essa lei e uma das maiores vantagens é que, dependendo da área que você decidir seguir, será preciso saber essa matéria. É claro que em muitas áreas você não vai precisar, como letras, publicidade e design, mas em outras áreas como engenharia, matemática e até o curso de física você vai precisar saber e usar a Lei de Joule. Existem vantagens em tudo o que você aprende na escola.

A importância da Lei de Joule na educação é esse, você precisa saber para passar em um vestibular, pelo menos em um bom lugar e conseguir escolher onde quer estudar e também pode precisar dependendo da área e profissão que vai escolher. Além disso, ter esse tipo de conhecimento nunca é demais.

Se ficou com alguma dúvida não deixe de comentar, compartilhe também com seus colegas que ficaram na dúvida sobre essa matéria.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo