Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Meio Ambiente e Agropecuária » Energia solar e energia eólica: energias sustentáveis

Energia solar e energia eólica: energias sustentáveis

Olá, leitores!

O assunto de hoje é do interesse de muitos e, também, bastante discutido em todo o mundo. Isso porque com o uso indiscriminado de nossos recursos naturais, o consumo de energia elétrica vem aumentando de forma gradativa. E não é para menos, utilizamos a energia elétrica em quase tudo. Justamente por isso, temos que encarar bandeiras de cobrança vermelha e amarela, na conta de luz.

E se conseguíssemos consumir uma energia limpa? Uma energia que poderia ser gerada da própria natureza, sem nenhuma agressão… Pois bem, a energia eólica é uma delas.

A energia é um dos principais bens que possuímos e precisamos, é através dela que temos energia elétrica para assistirmos televisão, chuveiro com água quente, entre outros confortos que ela nos proporciona. Difícil seria imaginar viver sem ela.

Além da energia elétrica, que é o que mais conhecemos temos outros tipos, como a energia hidroelétrica, energia solar, energia eólica, energia das ondas, energia geotérmica, energia bioenergia, energia das marés, além das tecnologias que melhoram a eficiência energética. Todos esses tipos de energia entram no grupo de energia sustentável.

Entre tantos tipos que pertencem ao grupo de energia sustentável, vamos falar sobre energia eólica e energia e energia solar.

Energia Eólica

energia-eolica

A energia eólica é produzida através da força dos ventos e gerada pelos aerogeradores. A força do vento é absorvida pelas hélices que são ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A energia eólica é renovável, limpa e abundante.

Apesar de muitas pessoas não conhecerem e, quando passam a saber sobre, acham que é algo inovador, a energia eólica existe e é utilizada a mais de 3 mil anos.

No passado, eram usadas por meio de moinhos, é possível ver em filmes que retratam histórias antigas esse tipo de método. Este tipo de energia era usada para bombear e drenar água, além das outras atividades como moer grãos. Com o tempo houve as primeiras usinas eólicas.

O método pode ser utilizado de duas maneiras. Um modo são sistemas isolados, que armazenam a energia em baterias, normalmente são usados para residências ou locais com menor uso.

O outro modo é o sistema integrados à rede, esse modo entrega energia direto para a rede elétrica, são usados para locais com uso maior, como estabelecimentos comerciais, de uma forma sustentável.

Energia Solar

energia-solar

A energia solar é utilizada de diversas maneiras e é um tipo de energia abundante. Atualmente, junto com a arquitetura a iluminação solar ou controle natural da temperatura, como também é chamado, é um tipo de solução para absorver esse tipo de energia. É possível utilizar sistema de absorção de energia solar para depois utilizá-la. O sistema de energia solar é dividido em três tipos: sistema solar térmico, sistema solar fotovoltaico e sistema termossolar.

A energia solar térmica, é captada através de painéis solares térmicos, chamados de coletores solares. É o sistema mais simples e econômico, utilizado em residências, hotéis e estabelecimentos comerciais. Os painéis transferem o calor da irradiação para a água ou óleo que passa dentro deles e, assim, são utilizados como fontes de calor.

A energia solar fotovoltaica é o sistema de gerar energia elétrica através das células fotovoltaicas. Essas células normalmente são montadas em painéis solares e são capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do efeito fotovoltaico, que está em alguns matérias, como o silício.

A energia termossolar é o sistema que produz o calor de inicio, através do sistema de espelhos que concentram a radiação solar e então transformam este calor em energia elétrica.

Agora nos diga, o que acha da utilização da energia eólica e solar? Seria muito bacana para a preservação ambiental, não é mesmo?

Nos conte a sua opinião!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo