Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Enem: Fazer a prova ou a redação primeiro?

Enem: Fazer a prova ou a redação primeiro?

Olá, estudantes!

Há quem defenda os dois lados. Algumas pessoas preferem fazer a redação primeiro e outras preferem e indicam fazer a prova primeiro, mas quem está certo? Se você está se preparando para fazer o Enem este ano já deve ter se deparado com essa pergunta. Aqui nós vamos mostrar o lado bom e ruim de cada um deles, depois é só decidir o que considera mais interessante, porque, no final, quem vai fazer a prova por horas será você.

A redação primeiro

A maioria das pessoas defendem fazer a redação primeiro. Você já deve saber que a prova é muito grande e cansativa e por isso você vai ficar esgotado no final dela. Esse é um dos motivos que muitas pessoas indicam fazer a redação primeiro. Um outro motivo, que é até muito importante ser citado, é a questão do tempo, se você deixar para fazer a redação só no final, corre o risco de não conseguir terminar ou não revisar.

No caderno que você recebe existe um espaço para fazer o rascunho da redação para só então passar a limpo, se você deixar para o final e não der tempo de passar a limpo, sua prova é zerada, pois a redação é muito importante. E isso vale também para quem faz a redação primeiro e deixa para passar a limpo só no final da prova, pode não dar tempo.

Uma vantagem de fazer a redação primeiro e já deixar ela pronta na folha que será entregue. Além disso tem a questão do cansaço, é claro que você vai ficar cansado para responder as questões fechadas e, no final, pode até demorar mais, mas tentar criar uma redação depois de ter pensado muito, lido e calculado pode ser muito pior e muito mais difícil, a última hora da prova tende a ser menos produtiva.

Fazer a prova primeiro

pessoa-em-duvida

Da mesma que a última hora da prova é menos produtiva, a primeira hora também é, isso porque demora um pouco pegar o ritmo e, ter que fazer uma redação assim que você chega pode ser complicado, pois você vai demorar mais para pensar no tema e no que para escrever. Se você tem um bom controle do seu tempo e sabe prever o tempo destinado para cada questão, provavelmente não vai deixar a redação em branco.

Em uma prova como o Enem, você precisa levar em conta o tempo da produção da redação, da resolução das questões e do preenchimento do cartão-resposta. Se você consegue controlar todo esse tempo, fazer a redação no final não será um problema. Além disso, muitas vezes a prova dá alguma dica sobre a redação e ajuda a pensar no tema, então você já terá uma ideia mais definida do que vai escrever.

Essa é uma das vantagens de se fazer a prova primeiro, mas existem outras. Muitas vezes as pessoas tem mais dificuldade em questões com cálculos e mais facilidade em questões de português e consegue com facilidade escrever uma redação, nesse caso começar pelo mais difícil é sempre melhor. Dessa forma você não vai ficar cansado na hora de fazer as mais complicadas.

A verdade é que o candidato precisa analisar a metodologia que será mais vantajosa para ele, você precisa considerar seu perfil, seu ritmo e no que tem mais facilidade. Assim que receber a prova faça uma leitura do que está sendo pedido na redação, dependendo do que achar sobre o tema, você escolhe se fará no início ou no final. Você pode sentir dificuldade em começar a redação e, para não perder tempo, é só começar a fazer a prova e usar ideias do texto para escrever.

É possível também que você leia o tema e ache tão tranquilo que vai começar a escrever na mesma hora. O importante é manter a calma e escolher o que você acha melhor, muitas vezes você vai ler e decidir fazer um ou outro primeiro, mas na hora da prova vai fazer diferente. Independente de sua escolha, o importante é fazer os dois muito bem feitos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo