Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Enem 2016: O que esperar?

Enem 2016: O que esperar?

Olá,

O Exame Nacional do Ensino Médio vem seguindo a mesma estrutura de provas e em 2016 não será diferente. As provas são realizadas em dois dias consecutivos, no final de semana, o primeiro dia tem duração de 4h30 e o segundo dia 5h30, aumento de 1 hora por conta da redação

Primeiro dia – Sábado

Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Disciplinas de Física, Química e Biologia.

Provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias: Disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

 Segundo dia – Domingo

Provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física.

Provas de Tecnologias da Informação e da Comunicação mais Redação: Disciplina de Matemática e suas Tecnologias que envolvem a disciplina de Matemática. A redação deve ser dissertativa-argumentativa.

A mudança ocorrida no Enem 2015, será adotada também em 2016. Agora, as provas dão início as 13h30 e os portões as 13h, horário oficial de Brasília. Além disso, mudanças na segurança que envolve o exame também serão mantidas, como por exemplo, que as provas serão mantidas com lacres eletrônicos e só poderão ser abertas no momento de realização das provas, com todos os candidatos organizados nas classes e na presença de três fiscais, e não mais dois como era feito até o ENEM 2014.

Outra mudança importante que ocorreu no último ano e que será mantida no ENEM 2016, é em relação ao valor da taxa de inscrição. Anteriormente, a taxa era de R$35,00 e, após onze anos de exame, ela sofreu um reajuste equivalente que fez com que ela chegasse aos R$63,00. Os candidatos que declararem carência socioeconômica e que puderem comprová-la, poderão ficar isentos do pagamento desta taxa, e além destes, os candidatos que estiverem cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública de ensino também ficarão isentos, porém, isso será de forma automática pelo sistema de inscrições.

Uma decisão que será mantida, é que somente os alunos que estiverem no último ano do ensino médio em escola pública que poderão recorrer a isenção da taxa de inscrição, por meio de declaração de carência. Em relação ao ingresso na universidade, apenas os alunos que concluíram o ensino médio poderão ser convocados. Os estudantes que não forem formados, farão o Enem como “trainee”.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo