Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » É possível uma revolução industrial robótica?

É possível uma revolução industrial robótica?

Olá leitores,

Para iniciarmos esse post, primeiro precisamos compreender a questão sobre a revolução industrial robótica, afinal de contas o que significa isso? A revolução industrial robótica está inserida na terceira revolução industrial.

A revolução industrial teve seu início em 1900 e acontece até os dias de hoje. Ela é caracterizada pelo avanço da tecnologia, surgimento de grandes parques industriais e empresas multinacionais e, consequentemente, pela automação da produção e redução de mão de obra especializada.

Com o avanço da robótica e com a evolução das pesquisas científicas, não apenas em engenharia genética, mas em outras áreas do conhecimento, as indústrias, cada vez mais se utilizam desses meios em seus processos produtivos, dependendo assim, muito mais da tecnologia e menos da mão de obra.

Quando pode acontecer a revolução industrial robótica?

homem-com-ferramentas

Na verdade, nós já vivemos em uma revolução industrial robótica, pois desde meados do século XX, com o avanço da tecnologia, novos equipamentos estão sendo criados e utilizados tanto na indústria quanto no dia a dia das pessoas.

A terceira revolução industrial não se limita apenas a produtos de baixo valor agregado, como nas revoluções industriais anteriores, mas sim pelo conhecimento inserido em que foram realizados durante anos de estudos e pesquisas, agregando dessa maneira elevados valores no produto final.

Para comprovar isso, basta observamos a quantidade de novos produtos que surgem diariamente, são celulares, televisores, aeronaves, a biotecnologia, enfim, um mundo de descobertas em nossas mãos.

Consequências da revolução industrial robótica

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais a mão de obra típica dos processos industriais, estão sendo substituídas pelos equipamentos modernos e que aceleram a produção.

Uma das principais consequências da revolução industrial robótica é o aumento da taxa de desemprego, tanto nos países desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos.

Isso gerou uma redução drástica na renda dessas famílias que, em sua grande maioria, dependiam apenas dessa fonte de renda. Por esse motivo, as pessoas precisaram se especializar em outras áreas, sejam relacionadas a tecnologia ou não.

Porque a tecnologia hoje não é tratada com desprezo

Hoje em dia, a presença da tecnologia é tão constante e intensa em nossas vidas, que não há mais necessidade e nem motivos para desprezá-la. Para isto, basta ver como ficamos quando acaba a energia, ou quando algum administrador de rede social para de trabalhar.

Atualmente, somos completamente dependentes de tecnologia, praticamente em tudo o que fazemos, utilizamos algum aparelho, seja falando no celular, assistindo televisão, dirigindo um carro ou até mesmo em um salão de cabeleireiro.

E a tendência é que esses avanços continuem e, em um futuro próximo, tenhamos robôs trabalhando dentro de nossas casas, afinal a indústria da robótica já está nos preparando para isso, não apenas em filmes de ficção científica, mas em algo mais real, como as feiras de tecnologias que acontece pelo mundo afora.

E mesmo para aqueles que não acreditam que a tecnologia não saíra de nossas vidas, podemos citar um outro exemplo: a medicina. Quantas vidas não teriam sido perdidas se não existisse as mãos robóticas que realizam microcirurgias?

A tecnologia hoje é essencial ao ser humano.

Até mais!

comentários (1)

  • Roberto Gieseke

    Não podemos esquecer quem são os donos dos meios de produção. Se os meios de produção não forem socializados sem duvida teremos um problema sério. O trabalho mecânico sera e está sendo substituído pela maquina. Já o trabalho consciente tem que ser a meta do ser o humano atualmente. Roberto Gieseke 28/06/2016

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo