Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » É possível memorizar tudo o que se aprende?

É possível memorizar tudo o que se aprende?

Olá Pessoal,

O corpo humano é algo extremamente incrível. Somos uma espécie de máquina com diferentes habilidades que fazem com que nosso corpo funcione da maneira correta e faça com que cumprimos nossas atividades e obrigações diariamente.

Entre todos esses órgãos, podemos dar destaque ao cérebro, que é vital para que a gente possa ter controle sobre todos os nossos atos, além de ser um grande responsável por manter tudo funcionando corretamente.

A memória

Dentro desse órgão incrível que é o nosso cérebro, fica localizada a nossa memória, que é responsável por guardar tudo aquilo que o cérebro considera essencial para nossas vidas. Podemos dividi-la em três partes: memória rápida, memória temporária e memória permanente.

Memória rápida

A memória rápida é aquela utilizada pelo cérebro pra captar informações vindas principalmente do tato, olfato, olhos e ouvidos. Ela geralmente é a responsável por nos expressarmos por meio da fala, e de movimentos com as mãos, o gesticular.

Memória temporária

É onde o cérebro guarda aquilo que ele não considera tão importante, porém durará mais tempo em nossas mentes do que a memória rápida. Digamos que ela estabelece um determinado período em que ficará guardada por ali, o que pode durar por muitos anos, mas depois de um tempo será apagada.

Memória permanente

Essa é a parte de maior capacidade do nosso cérebro. Nela, é possível guardar informações para sempre. Tudo aquilo que o cérebro considerar importante será guardado ali de forma permanente, pronta para ser relembrada sempre que necessário.

Como escolher o que vou memorizar?

Depois de aprender um pouco mais sobre a divisão das memórias em nosso cérebro, você pode ter ficado em dúvida de como agir para memorizar algo que você julgue necessário. Pois bem.

Esse é um critério que não é de nossa escolha, pois o próprio cérebro costuma fazer essa seleção por nós. Mas é possível trabalhar essa área estudando bastante a respeito do que você deseja memorizar e fazendo questão de relembra-la diariamente durante um espaço de tempo. Isso faz com que a informação mantenha-se fresca em sua mente e seja mais fácil de relembra-la sempre que julgar necessário.

Essa tática pode não ser 100% garantida, mas pode ajudar principalmente quando há necessidade de memorizar algo para alguma situação extremamente importante.

Exercícios de memorização funcionam?

Sim, os exercícios de memorização funcionam. Existem várias técnicas dadas por escolas, nas aulas de kumon ou até mesmo demonstradas na internet. Essas técnicas podem funcionar sim, e serem úteis em caso de necessidade de memorização.

Tudo irá depender principalmente do seu esforço para fazer com que a memorização aconteça. O caminho será ensinado pelo professor, mas quem terá de traça-lo é o responsável pela memória, que é única e exclusivamente você. Faça o teste e veja se irá funcionar em seu caso!

Boa Sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo