Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Diferentes formas de abordar a informática em sala de aula

Diferentes formas de abordar a informática em sala de aula

Olá, leitores!

Infelizmente são poucas as escolas que oferecem aos alunos aulas de informática, por esse motivo os professores não encontram muitas dicas e conteúdos dessa matérias para ajudar no ensino e dentro da sala de aula. Se você é professor de informática e quer aprender novas formas de abordar a informática na escola, acompanhe nosso artigo.

Para começar é importante ensinar o básico, você não precisa ensinar a ligar o computador ou abrir um programa, isso toda criança e adolescente já sabe, mas o básico de como criar uma capa de trabalho ou fazer margem nas regras da ABNT, por exemplo, é importante e vai ajudar os alunos. É importante que você crie um cronograma para facilitar, anote tudo o que você achar necessário ensinar aos alunos e monte um cronograma a partir disso. Vamos mostrar alguns pontos importantes que você deve ensinar também.

Qual a importância de dar aulas de informática

criancas-usando-a-tecnologia

Dependendo da idade da sua turma, muita coisa os alunos já vão saber, mas você, como professor de informática, não pode ensinar só o básico e o que eles sabem. Atualmente, as crianças já crescem sabendo ligar um computador e entrar na internet, mas a função dessa máquina vai muito além.

Saber usar as ferramentas do computador, saber como ele funciona e como trabalhar nos programas mais básicos que existem é necessário até mesmo para o mercado de trabalho. Se uma pessoa não sabe usar o Excel, por exemplo, pode encontrar dificuldades para conseguir um emprego na área de finanças que usa muito o programa. Essa é uma situação muito simples que mostra a importância de ensinar informática na sala de aula.

Por isso, se você é professor de informática, não deixe seus alunos a vontade e brincando durante a aula, eles precisam ter aula de verdade, eles precisam aprender e, quanto mais programas souberem usar, melhor será. Por isso, vamos mostrar o que você pode ensinar para seus alunos e o que é importante para a formação acadêmica e profissional deles.

Para começar você deve pensar na idade dos seus alunos, as crianças podem aprender o básico de um programa como Word, os maiores podem ter aulas mais avançadas, o cronograma que você vai fazer deve ser pensado para cada idade. Se o projeto de informática na sua escola começou agora é importante avaliar também o que será ensinado ao longo dos anos, os alunos não podem aprender sempre a mesma coisa, a informática tem um universo muito amplo e você, como professor, deve explorar juntamente com os alunos.

Os conteúdos que não podem faltar nas aulas de informática são como usar Word, Excel, Power Point, bloco de notas e programas nesse estilo, você pode começar com o básico e, no decorrer dos anos, avançar. É interessante também mostrar como deve ser feito um trabalho, como fazer uma capa e como colocar tudo segundo as regras da ABNT. Ensine também qual a melhor forma de fazer uma apresentação no Power Point, tudo isso vai ajudar seus alunos.

Aborde também temas importantes como internet e redes sociais, suas aulas não precisam ser sempre na sala de informática, alguns assuntos podem ser abordados na sala de aula comum mesmo. Assuntos como conversar com desconhecidos pela internet, divulgação de informação pessoal, entre outras coisas também podem ser abordadas nas aula de informática. O seu papel como professor de informática vai muito além do que imagina.

Esse é um dos motivos da informática ser tão importante na escola. Você pode abordar essa matéria de diferentes formas, pode ensinar como usar um programa, pode falar sobre assuntos que envolvem a informática como o que citamos acima e pode até falar sobre profissões que estão relacionadas a ela. O nicho é muito grande, tudo vai depender da sua criatividade para montar um cronograma legal e atrativo para seus alunos.

Pode ter certeza que a aula de informática será muito bem aceita pelos alunos e até os pais. Se ficou alguma dúvida não deixe de compartilhar conosco, se você é professor e já ensina essa matéria na sua escola, conte o que ensina e como foi a experiência com os alunos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo