Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Diferenças entre os professores dos séculos XX e XXI

Diferenças entre os professores dos séculos XX e XXI

Olá, leitores!

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida dos jovens, é necessário que os professores se adaptem a essa nova realidade, modificando seu método de ensino.

Os professores do século XX são conhecidos por passar o conhecimento ao aluno, são responsáveis por ensinar. Já os professores do XXI, obviamente passam seus conhecimentos, mas também utiliza o conhecimento de seus alunos durante as aulas.

Dessa forma, as aulas atuais tendem a contar mais com a participação dos estudantes em todos os aspectos, desde o aprender, até o ensinar.

Quem é o professor do século XX?

É inegável que muitas escolas ainda não se adaptaram a nova realidade, em que a tecnologia deve e está presente no cotidiano dos estudantes, e que ela deve ser uma aliada no processo de ensino e aprendizado.

Naturalmente, a função do professor é ser um mediador entre o conhecimento e o aluno, entretanto, o avanço tecnológico é tão intenso, que muitos desses professores – principalmente aqueles do século XX – não consegue acompanhar essa evolução.

Além disso, há um receio constante desse profissionais com relação a esse universo, vendo a tecnologia como uma ameaça, e não como uma aliada do processo de ensino e aprendizagem.

Quem é o professor do século XXI?

Os professores do século XXI, são aqueles que possuem competências e habilidades para adaptar suas aulas constantemente, de acordo com os avanços da tecnologia.

Eles precisam ter a capacidade de articular e modificar seu método de ensino de acordo com a demanda de seus alunos, ou seja, o professor precisa acompanhar e compreender que os estudantes hoje em dia, tem necessidade de estar quase que constantemente conectados.

Para isso, é necessário fazer uso de todos os artifícios tecnológicos presentes dentro da instituição de ensino. O uso de televisão, computadores, internet e até mesmo do celular, é mais do que indicado, é necessário.

O que muda na educação do século XX para o XXI?

alunos-usando-o-computador

Apesar de períodos próximos, o que diferencia os métodos de ensino é o quão interessado e obstinado a escola está para inserir a realidade tecnológica dentro da sala de aula.

Os professores precisam utilizar as ferramentas disponíveis como seu auxiliar na transmissão do conhecimento e não manter o método de ensino em que se copia o que está na lousa e se decora esse conteúdo.

Foi-se o tempo que esse método de ensino era considerado válido. Hoje os estudantes são mais ativos, mais participativos e isso deve ser usado em prol de seu conhecimento.

Como adaptar-se com as novas tecnologias?

Tudo o que é novidade sempre assusta, pois essa situação na maioria das vezes nos tira de nossa zona de conforto. O que as instituições de ensino e os professores precisam fazer, é abrir sua mente para o novo.

Em nosso site, apresentamos dicas incríveis de como se adaptar a essa nova era, e ser um professor do século XXI.

O conhecimento é algo que não deve ficar guardado em nossa mente, ele deve ser disseminado, e nada melhor do que utilizar a tecnologia em benefício do ensino.

Quais são os professores mais preparados para adquirir esse conhecimento?

Muitos afirmariam que a resposta para essa pergunta seria os professores do século XXI, pois geralmente são mais jovens e possuem ideias novas para transmitir seu conhecimento.

Entretanto, não há uma regra. Isso depende de cada um e de seu comprometimento com o ensino e seus alunos. Há casos de professores do século XX, que são bem mais dinâmicos e didáticos do que os professores do século XXI.

Até mais!

comentários (3)

  • IZABELA LUCCHESE GAVIOLI

    Mais um texto que me decepciona no Canal do Ensino, site que eu tanto gostava…
    O texto está cheio de preconceitos e ingenuidades, para dizer o mínimo.
    É evidente que todos os profissionais devem se atualizar, não apenas os professores. Mas não significa que ele precise “modificar seu método de ensino de acordo com a demanda de seus alunos, ou seja, o professor precisa acompanhar e compreender que os estudantes hoje em dia, tem necessidade de estar quase que constantemente conectados.” Isto parece um pouco egocêntrico… Por que os estudantes também não podem conhecer e se adaptar ao mundo em que estão chegando. Usando as ferramentas tecnológicas, sim, mas sabendo que o mundo não vai se curvar aos seus pés. Respeito é a palavra chave aqui.
    E cuidado com uma grande falácia: a de que o uso da tecnologia pressupõe estudantes mais espertos, mais atentos e mais capazes. “Hoje os estudantes são mais ativos, mais participativos e isso deve ser usado em prol de seu conhecimento” é um exemplo da frase completamente ingênua. O que os estudantes mais fazem com a tecnologia é copiar e colar. Isto não melhora em nada o mundo. Pensar seria melhor.

    Responder
  • Regina

    Seria interessante que os/as autores/as dos posts publicassem seus nomes completos. Além disso, sugeriria que atentem para o excesso de “imperativos categóricos”. O uso excessivo de expressões como “deve ser” ou os “professores precisam”, empobrece consideravelmente qualquer texto sobre um assunto tão importante como a educação. Saudações.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo